Treinadores NBA: quem são os maiores da história

Conheça os mais icônicos técnicos de todos os tempos na liga americana de basquete

Fonte: Da redação

Por mais que conte com grandes jogadores, nenhum time vai longe sem um bom técnico. Além de conhecer muito sobre tática, são necessárias outras qualidades, como saber lidar com a parte psicológica e motivacional dos atletas para extrair o melhor de cada um. No basquete, alguns treinadores da NBA garantiram seus lugares na história ao fazerem isso com maestria.

Neste artigo listamos os maiores técnicos da principal liga de basquete do mundo. Lembrando aos fãs do esporte que é possível fazer uma aposta na NBA com a Betfair.

Vamos para a lista:

Imagem de tookapic por Pixabay

Larry Brown

Brown é o único técnico na história que pode se gabar de ter conquistado tanto a NBA, em 2004 com o Detroit Pistons, quanto a NCAA, principal liga de basquete universitário dos Estados Unidos (em 1988 com o Kansas Jayhawks).

Apesar de impressionante, este não é o seu único recorde. Só ele chegou nos playoffs com oito franquias diferentes. Além disso comandou equipes do jogo das estrelas em duas oportunidades, uma representando a conferência oeste (quando treinava o Denver Nuggets em 1977) e outra a conferência leste (2001, durante a passagem pelo Philadelphia 76ers).

Chuck Daly

Responsável por tirar o Detroit Pistons da fila de 44 anos sem títulos ao vencer consecutivamente os campeonatos de 1989 e 1990, Daly marcou seu nome na história entre os grandes treinadores da NBA.

Sua conquista mais famosa, entretanto, é fora da liga. Foi em 1992, quando ele comandou a seleção americana masculina nos Jogos Olímpicos de Barcelona. O time, conhecido como “Dream Team”, é considerado por muitos como a melhor equipe da história dos esportes coletivos.

A constelação de astros, que contava com Michael Jordan, Karl Malone, Charles Barkley, Magic Johnson, Scottie Pippen e Larry Bird, massacrou os adversários, vencendo todas as partidas por amplas margens de pontos para conquistar uma medalha de ouro incontestável.

Falecido em 2009, vítima de um câncer, no ano seguinte a sua morte Daly passou a dar nome para um prêmio concedido para técnicos da NBA que conquistam uma carreira excepcional na liga.

Pat Riley

O atual presidente do Miami Heat já brilhou ao lado das quadras da NBA. São cinco títulos como técnico principal (quatro pelo Lakers em 1982, 1985, 1987 e 1988, e um pelo próprio Heat em 2006). Ele também viveu dias de glória como jogador, tendo vencido a liga em 1972, também representando o icônico time de Los Angeles.

Como se não bastasse, ele era assistente técnico no título do Lakers em 1980 e já ocupava a atual posição no Heat nas vitórias de 2012 e 2013, tendo, portanto, se sagrado campeão praticamente de todas as formas possíveis.

Ele também foi técnico por nove vezes no jogo das estrelas, oito representando a conferência oeste (na sua época em Los Angeles) e uma a leste, quando treinava o New York Knicks.

Gregg Popovich

Tendo assumido o San Antonio Spurs em 1996 onde permanece até hoje, Popovich é atualmente o treinador da NBA há mais tempo na mesma equipe. São 1364 vitórias na carreira (e contando), o que faz dele o que mais venceu jogos na história da liga.

Ele possui cinco títulos, todos pelo time texano, e foi escolhido três vezes como o treinador do ano da NBA. Também foi o comandante da seleção masculina de basquete dos Estados Unidos que conquistou a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de 2020, em Tóquio, no Japão.

Popovich deve treinar o jogador sensação Victor Wembanyama a partir da temporada que vem, já que o Spurs será o primeiro a escolher no próximo draft. Sua experiência, aliada com o talento do atleta francês, podem fazer da equipe de San Antonio voltar a ser uma das favoritas nas apostas de basquete.

Red Auerbach

Eternizado pela sua imagem constantemente fumando um charuto, Auerbach comandou o Boston Celtics durante a maior hegemonia já vista de um time na NBA. Foram 9 títulos, um em 1957 e incríveis oito consecutivos entre 1959 e 1969. Após se aposentar como treinador, virou executivo na equipe de Massachusetts.

Além de seu trabalho impecável como técnico, com 938 vitórias, ele também fez história ao ser um dos primeiros a não excluir jogadores negros do time, em uma época em que o racismo era extremamente presente na liga.

Phil Jackson

Ninguém tem mais títulos de NBA do que Phil Jackson. São 11 vitórias da liga mais importante de basquete do mundo. Seus seis primeiros troféus foram conquistados comandando o histórico time do Chicago Bulls no final dos anos 1980 e anos 1990, que contava com astros como Michael Jordan, Scottie Pippen e Horace Grant.

O mais impressionante deste trabalho é que na época Jackson era um técnico novato, e mesmo assim mostrou maturidade para organizar taticamente e lidar com os egos do plantel possivelmente de maior peso que a NBA já presenciou.

Para não deixar dúvidas de que ele era peça fundamental nas vitórias, e que o Bulls não era apenas carregado pelos seus astros em quadra, em 1999 assumiu o comando do Los Angeles Lakers onde ficou até 2004 e voltou após um ano fora, em 2005, permanecendo até 2011.

Nas duas passagens pelo time da Califórnia foram mais cinco títulos, três na primeira e dois na segunda, que o colocaram como o mais bem sucedido entre todos os treinadores da NBA.

Fechar