O Maranhão foi representado por sete atletas e dois técnicos no Campeonato Brasileiro Adulto de LPO (Levantamento de Peso Olímpico). A competição organizada pela Confederação Brasileira de Levantamento de Pesos (CBLP) foi realizada entre os dias 24 e 27 de maio, no Ginásio da Unifemm, em Sete Lagoas (MG). Os principais atletas do país no LPO disputaram provas que foram divididas pelas categorias olímpicas.
O Maranhão subiu ao pódio com os atletas que treinam no Sports Village: Ranna Luiza, que na categoria 71kg ficou em 2° lugar na modalidade arranco, e ainda conquistou o 3º lugar no arremesso e 3° lugar no geral. Outro atleta destaque foi Cayo Elcias, categoria 102kg, que ficou em 3º lugar no arranco.
No arranco, o atleta tem que levantar a barra do chão até acima da cabeça em apenas um movimento, sem apoio em outras partes do corpo. O arremesso consiste em levantar a barra em dois tempos: desde o tablado até o peito, e depois até a completa extensão dos braços acima da cabeça.
O diretor técnico da Federação Maranhense de LPO, o treinador Eduardo Roberto (Dudu), destacou a participação dos atletas maranhenses na competição.
“Todos se empenharam ao máximo e superaram vários limites. Os atletas maranhenses estão de parabéns. O nosso próximo desafio é Campeonato Brasileiro o Sub- 20, em Viçosa”, disse Dudu do LPO.
A presidente da Federação Maranhense de LPO, Lucena Marques, foi convidada a participar do corpo técnico da arbitragem da Confederação Brasileira de LPO (CBLP).
“Estou muito feliz pelo desempenho dos maranhenses no Brasileiro. É muito gratificante representar o Maranhão e fazer parte do corpo técnico da CBLP. Conhecimento é sempre bom. Vamos levar mais excelência na organização das competições para o nosso Estado”, afirma Lucena Marques.
Nas disputas das categorias mais pesadas, sem surpresas nas provas, Marco Túlio Gregório (102kg masculino), Laura Amaro (81kg feminino), Taiane Justino (+81kg feminino) e Matheus Gregório (+102kg masculino) foram os grandes campeões. Laura Amaro quebrou o recorde brasileiro no arranco, levantando 112kg, superando em dois quilos a antiga marca.
A CBLP preparou uma estrutura moderna para a competição. O presidente da CBLP, Enrique Monteiro, ressaltou a preocupação com a qualidade da competição que reúne alguns dos melhores atletas do continente, que são os brasileiros, e falou da importância da preparação da equipe do Brasil para os jogos Pan-americanos, em Santigado neste ano, e em sequência, os Jogos Olímpicos de Paris 2024.
Classificação dos Maranhenses no Campeonato Brasileiro de LPO
João Pedro Maciel Santos – cat. 61kg, 8º lugar
Amanda Campos Marques – cat. 59kg, 13º lugar
André Luiz Lima Reis – cat. 89kg, 18º lugar
Guilherme de Oliveira Santos – cat. 89kg, 20º lugar
Pedro Henrique da Conceição de Sousa – cat. 89kg, 9º lugar
Ranna Luiza Serra Pinheiro – cat. 71kg, 2° lugar arranco 3º lugar Arremesso, 3° lugar geral
Cayo Elcias Alves Rocha – cat. 102kg, 3º lugar no Arranco