Moradores de bairros de São Luís voltam a sofrer com infestação de mosquitos

Moradores da área temem que ocorra o mesmo fenômeno que, em 2017, provocou uma infestação de aranhas e outros animais

Fonte: Da redação


Moradores dos bairros da Lagoa da Jansen e Ponta d’areia estão apreensivos com uma infestação de mosquitos e temem que ocorra o mesmo que em 2017, quando este mesmo fenômeno causou danos e prejuízos.

À época os mosquitos trouxeram junto uma invasão de aranhas, o que mudou a paisagem das árvores da Lagoa da Jansen e causou transtorno a moradores dos edifícios da região.

Os mosquitos que aparecem em grande quantidade são da família Chironomidae, da ordem Díptera, que colonizam todos os ambientes aquáticos como rios, riachos, lagos, poças de água temporárias, estações de tratamento de esgoto, entre outros. O fato de todos os dias uma grande quantidade deles aparecer mortos no chão está ligado ao seu ciclo de vida que é bem curto, assim como sua reprodução rápida.

O Jornal Pequeno entrou em contato com a Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) e com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) sobre o que pode estar ocorrendo novamente na região, mas até o fechamento desta reportagem ainda não houve resposta.

Fechar