Parlamentares cobram Prefeitura de São Luís sobre possíveis irregularidades na SMTT

Vigilantes denunciaram liberação irregular de um veículo, supostamente autorizada pelo secretário Diego Rodrigues

Fonte: Redação

Na sessão ordinária dessa quarta-feira, 7, na Câmara Municipal, o vereador Marcial Lima (Podemos) cobrou uma posição do prefeito Eduardo Braide (PSD) sobre uma denúncia de liberação irregular de veículo do pátio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT), ocorrido no último final de semana.

SW4 foi retirada de forma irregular da SMTT (Foto: Reprodução)

Marcial Lima informou que a denúncia partiu dos próprios vigilantes da secretaria, que receberam ordens para liberar um veículo importado que estava detido nas dependências da SMTT.

“É preciso que o prefeito se pronuncie sobre o que aconteceu no pátio da SMTT. O que vem acontecendo na SMTT, com a liberação de automóveis importados, de pessoas que devem ter uma boa condição financeira, é feito de forma estranha e incorreta. O que está acontecendo no pátio da secretaria é um absurdo. Os bacanas têm seus carros apreendidos, levados para o pátio da SMTT e na calada da noite o secretário autoriza a liberação desses veículos, sem o cumprimento do código tributário do município”, disse.

O parlamentar ressaltou que mais uma denúncia de irregularidade foi apresentada. “O prefeito deveria exonerar imediatamente o secretário Diego Rodrigues. Só por esses atos ele já deveria ter sido exonerado. É terrível o que nós estamos vendo na SMTT. Se fosse uma moto de um mototaxista ou um carro que estivesse com o licenciamento atrasado, de qualquer trabalhador do transporte, este veículo seria liberado de madrugada ou esse trabalhador teria que pagar todas as taxas exigidas pelo código tributário do município?”, frisou.

Já na Assembleia Legislativa, o deputado Yglésio Moisés (PSB) afirmou que o secretário titular da SMTT muito provavelmente não tem culpa pelo fato irregular que veio a público mediante denúncia de uma empresa privada.

“Com certeza, o secretário de Trânsito e Transportes não fez isso da cabeça dele. Ele é um funcionário de quem? Do prefeito. Então, agora ele está apanhando calado porque não tem como dizer quem mandou. Não tem nada mais tradicional, aqui no Maranhão, do que essa herança patrimonialista, ou seja, um médico e uma juíza chegarem dando carteirada à noite para liberar uma SW4. O secretário só cumpre ordens, o prefeito, obviamente, deu essa ordem para ele e, agora, o secretário não pode se manifestar”, frisou o deputado.

Em Brasília, o deputado Duarte Júnior denunciou o caso na tribuna da Câmara Federal. O parlamentar encaminhou ofícios aos Ministério Público, a Prefeitura e a SMTT, com o intuito de iniciar uma investigação para esclarecer o motivo da liberação do veículo de forma irregular.

“Outro escândalo grave de corrupção na gestão do prefeito Eduardo Braide. O “jeitinho” para liberar carros apreendidos pela SMTT precisa ser esclarecido, e o secretário deve ser afastado imediatamente. Se isso não ocorrer, o prefeito será cúmplice desse crime”, declarou Duarte.

A denúncia

Vigilantes da empresa Clasi Segurança denunciaram que, na madrugada do dia 28 de maio de 2023, o secretário Diego Rodrigues teria liberado um veículo SW4 de forma irregular do pátio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT).

O guincho deixou o veículo no pátio da SMTT às 20h37, após apreensão ocorrida no dia 28/05. Às 00h23, o secretário Diego Rodrigues teria ido até ao órgão para solicitar a liberação da SW4 branca.

Uma juíza do Tribunal de Justiça do Maranhão teria se apresentada como dona do veículo, na sede da SMTT, mas o verdadeiro dono seria um médico.

Até o momento, a Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT) não se manifestou sobre a denúncia, nem o prefeito Eduardo Braide.

Fechar