CAXIAS – O mês mais alegre do ano chegou e o município de Caxias se prepara para receber o São João mais animado da cidade, em mais uma temporada do Sesc Balaio de Sotaques. A festança na Princesa do Sertão Maranhense acontece no Caxias Shopping Center, nos dias 9 e 10 de junho. Nesta edição do arraial do Sesc, os caxienses poderão brincar e festejar em uma programação com diversas atrações. Na agenda junina muita música, quadrilhas, reisado, dança do Lili e os batalhões dos grupos de Bumba Meu Boi. A entrada é gratuita.
Sexta-feira (09), a programação começa às 18h30, com a quadrilha Os Caboclinhos do Sertão, composta por alunos da Educação Infantil do Sesc Caxias. Até às 23h30 tem, ainda, a quadrilha Os Pimentinhas, reisado Encanto da Terra, quadrilha Estilizada Sai de Baixo, quadrilha Estilizada Beija Flor dos Cocais e o batalhão pesado do Boi Canário Verde. A primeira noite da festança em Caxias encerra com o melhor do forró com Adãozinho e Cabeludo.
Sábado (10), a agenda junina começa com a quadrilha Saca Tampa, quadrilha Feliz Idade com idosos atendidos pelo Sesc Caxias e Dança do Lili. A programação traz, ainda, as apresentações do Boi Brilho da Alegria, Boi Encanto de Caxias e o batalhão pesado do Boi da Floresta, diretamente de São Luís. A noite termina com o melhor do forró ao som da Banda Lampião.
Em Caxias, a programação do Balaio de Sotaques traz, também, a exposição “Tecer-Gonçalves Dias”, dos artistas Sid Brito e David Sousa. A exposição acontece de 09 a 17 de junho, no Caxias Shopping Center, das 14h às 20h. No dia 12 de junho, às 15h, na Rede Social do Sesc no Maranhão, a instituição transmite o evento Contação de História Online, com a narrativa de “Pai Francisco e Catirina”, com Crys Sheron.
Já no dia 15 de junho, na Escola Santa Catarina Labouré, o Balaio de Sotaques promove um bate papo com grupos culturais com o tema “Danças Populares de Caxias”. O evento acontece às 15h. A agenda junina oferta, também, a oficina formativa “Sotaques e Ritmos dos Tambores”, com o educador Cayo Cruz, que vai abordar os ritmos de referências culturais como o Bumba Meu Boi, o Tambor de Crioula, a Caixa de São Sebastião e o Samba. A formação acontece no Centro de Folclore e Arte Popular de Caxias, no dia 17 de junho, das 13 às 18h, e no dia 18 de junho, das 8h às 13h.
A agenda do Sesc Balaio de Sotaques contempla todas as manifestações culturais, e resgata a força e a beleza das nossas tradições. Mais do que entretenimento, o Projeto Balaio de Sotaques tem como proposta educativa a valorização da identidade maranhense por meio da celebração da cultura e da difusão das manifestações como forma de transmissão de saberes oriundos desse universo em que a memória, a ritualidade, a oralidade e a ancestralidade estão presentes.