Junho é mês de Guarnicê e também de muita poeira para a turma do rally. O Maranhão Rally abriu o seu calendário off-road realizando o tradicional Campeonato Maranhense de Rally de Regularidade, no último domingo (11). As trilhas da grande Ilha de São Luís surpreenderam os competidores nessa 1ª etapa. A organização da prova elaborou um roteiro de 85 km com alguns trechos inéditos passando por São Luís, Raposa e Paço do Lumiar.
A competição reuniu pilotos profissionais e estreantes nas categorias: Carros (Graduado, Turismo, Light e Carros Clássicos) e Moto Rally (Graduados e Iniciantes). Além dos maranhenses, pilotos do Pará, Ceará e do Piauí também marcaram presença.
A forte presença das famílias e competidores de todas as idades disputando o pódio também são destaques dos eventos do Maranhão Rally. Foram duplas de pilotos e navegadores formadas por: amigos, pais e filhos, irmãos e casais.
Pé no porão e navegação precisa para ter um desfecho positivo nessa 1ª etapa. Os competidores encontraram no caminho trechos navegáveis bem desafiadores, por conta da quantidade de laços e balaios, que é quando os veículos passam mais de uma vez pelo mesmo ponto.
Vale lembrar que no Rally de Regularidade, pilotos e navegadores seguem uma planilha na qual precisam cumprir a velocidade dos trechos dentro de um tempo previsto. Ou seja, não vence quem chega primeiro. Mas sim quem faz o percurso exatamente no horário determinado. Quem perde menos pontos ganha a prova, então você não pode nem se atrasar e nem se adiantar.
Na categoria Motos Graduados, o veterano Márcio Sousa levou mais um título para a coleção. Já na categoria Motos Iniciantes, o piloto paraense João Victor, que há um bom tempo compete no Estadual Maranhense, conseguiu levar o título de campeão para o Pará.
“Há um ano venho batendo na trave. Estou muito feliz com meu primeiro título de campeão. Faço questão de participar do Maranhense de Rally, pois as provas são bem elaboradas e tem show de organização do Maranhão Rally. Estaremos juntos na próxima etapa”, afirma João Victor.
Depois das motos, a disputa também ficou acirrada nos carros. Na categoria ‘Carros Light’, vitória da dupla estreante Lucas Pecegueiro (piloto) e Vinicius Milhomem (navegador); na ‘Carros Turismo’, mais uma conquista para os irmãos Ediney Martins (piloto) e Erika Martins (navegadora). E na categoria ‘Carros Clássicos’, a dupla vencedora foi formada pelo multipiloto do Rally dos Sertões, Fábio Cadasso, e sua esposa Daniella Bello, que pela primeira navegou ao lado do marido.
“Foi uma experiência maravilhosa participar do Rally. Sempre acompanho o Fábio como torcedora nas competições do Rally dos Sertões, na Mitcup e outras. Mas agora, senti um pouquinho dessa adrenalina de participar de um rally. Gostei de fazer o papel de navegadora. Agora, o difícil foi falar para ele ir ais devagar, de acordo com as médias da planilha. Mas deu tudo certo. Adorei a competição. Vou participar das próximas”, disse Daniella Bello.
Também em busca de emoção e adrenalina, a dupla formada pelo piloto João Gutemberg e navegador Wênio Ribeiro percorreu estrada da cidade de Fronteiras no Piauí direto para São Luís (MA). A dupla andou bem e ficou com a 2ª colocação na categoria Carros Turismo.
“O Rally começou antes para gente. Viemos de carro, já nos preparando para acelerar em São Luís. A prova do Maranhão Rally foi bem técnica, planilha bem ajustada, ótimos terrenos e média para andar. Foi uma excelente prova que nos surpreendeu. Vamos voltar para as próximas etapas. Parabéns a todos”, analisou Wênio Ribeiro.
Após levantar muita poeira, todos os competidores seguiram para a festa de premiação no Jipe Clube de São Luís. O resultado completo dessa etapa está disponível no instagram @maranhaorally .
No calendário de competições do Maranhão Rally, o próximo evento será em julho – a 1ª Etapa do Campeonato Maranhense de Rally Baja. Já a 2ª Etapa do Maranhense de Regularidade acontece no dia 24 de setembro, em Cachoeira Grande.
O Campeonato Maranhense de Rally de Regularidade 2023 tem o patrocínio do Governo do Estado do Maranhão e do Energético Monster, através da Lei de Incentivo ao Esporte do Maranhão. Mais informações pelo site www.maranhaorally.com.br e instagram @maranhaorally
CLASSIFICAÇÃO FINAL – 1ª ETAPA DO CAMPEONATO MARANHENSE DE RALLY DE REGULARIDADE
Motos Iniciantes
1º – João Victor Moraes de Souza (PA)
2º – Evaristo Silva (MA)
3º – Guilherme Goulart Pinheiro (MA)
Motos Graduados
1º – Márcio Sousa (MA)
2º – Moisés Veras (MA)
3º – Luciano Novoa (MA)
Carros Clássicos
1º – Fábio Cadasso e Daniella Bello
2º – Eduardo Filgueiras e Myrna Maia
3º – Claudio Cordeiro e Daniel Robert Carvalho
4º – George Fernando e Artur Silva
5º – Genêsio Bertrand e Salomão
Carros Iniciantes
1º – Lucas Pecegueiro e Vinícius Milhomem
2º – Tássio Carneiro e Derliane Garcez
3º- Alberto Mendes e Mariana Mendes
Carros Turismo
1º- Edney Martins e Erika Martins
2º – João Gutemberg e Wênio Ribeiro (PI)
3º- Manoel Costa e Ariel Sousa
Carros Graduados
1º – Giovanny Nascimento (piloto) e Elias Mourão (navegador)