Dermatite Canina por Malassezia

Estudos Científicos Comparativo entre Shampoos Antimicrobianos Dermatite porMalassezia  Características O gênero Malassezia é composto por um grupo de leveduras lipofílicas que evoluíram como comensais cutâneos e patógenos cutâneos oportunistas em uma variedade de mamíferos e aves. A doença clínica muitas vezes reflete a proliferação de leveduras devido a um distúrbio no equilíbrio homeostático normal da imunidade […]

Fonte: Equipe Consulfarma

Estudos Científicos

Comparativo entre Shampoos Antimicrobianos

Dermatite porMalassezia 

Características

O gênero Malassezia é composto por um grupo de leveduras lipofílicas que evoluíram como comensais cutâneos e patógenos cutâneos oportunistas em uma variedade de mamíferos e aves.

A doença clínica muitas vezes reflete a proliferação de leveduras devido a um distúrbio no equilíbrio homeostático normal da imunidade do hospedeiro, por um lado, e virulência da levedura, por outro. Assim, o gerenciamento de caso bem-sucedido geralmente depende do tratamento de supercrescimento de levedura (e de qualquer bactéria concomitante) com tratamentos antimicrobianos tópicos ou sistêmicos, bem como da identificação e correção, quando possível, de fatores.

Fatores comumente identificados incluem doenças cutâneas alérgicas ou endócrinas concomitantes, defeitos na cornificação ou defeitos anatômicos, como dobras cutâneas ou canais auditivos estenosados.

à Uma revisão recente baseada em evidências sobre o tratamento da dermatite canina por Malassezia relatou evidências “fortes” para o uso de um xampu de miconazol a 2% e clorexidina a 2%, usados duas vezes por semana. Evidências “moderadas” estavam disponíveis para um shampoo de clorexidina a 3%.

Sintomas da Dermatite por Malassezia

à Prurido moderado a intenso;

à Alopecia local ou generalizada;

à Escoriações;

à Eritema e seborreia;

à Casos crônicos: lesão cutânea com liquenificação, hiperpigmentação e hiperceratose;

à Odor corporal desagradável;

à Atingem espaços interdigitais, parte ventral do pescoço, axilas, região perineal e/ou dobras dos membros;

à Paroniquía com secreção amarelo escuro;

à Comum ocorrência simultânea de otite externa por fungos.

Estudo Comprova

Dois shampoos antimicrobianos para o tratamento da dermatite canina por Malassezia (DMC) foram comparados em um ensaio clínico de campo prospectivo, randomizado, simples-cego.

Resultados

ü  Entre 54 cães com boa adesão ao tratamento, a redução da contagem de leveduras em pelo menos 88% foi registrada em 21 de 22 cães com 3% de CHX e 30 de 32 cães com 2% de MIC / CHX.

ü  Nenhuma diferença significativa foi detectada entre os produtos para redução da contagem de levedura (P = 0 · 592).

ü  O tempo para recuperação citológica não foi significativamente diferente entre os grupos (P = 0 · 960).

ü  A pontuação da lesão foi significativamente reduzida em ambos os grupos após o tratamento (72,5 ± 25,7% com 3% CHX versus 78,7 ± 22,3% com 2% MIC / CHX, P = 0,309).

ü  Quatro cães tratados com shampoo de clorexidina apresentaram efeitos adversos menores.

 

Conclusão

Neste estudo, 3% de CHX foi clinicamente tão eficaz quanto 2% MIC / CHX para o tratamento de DMC.

Referências bibliográficas

  1. Small Anim. Pratic. Comparison of two shampoos for the treatmento canine Malassezia dermatitis: a randomised controlled trial L. Maynard, C. A. Rème, S. Viaud

Autor(a)

Equipe Consulfarma

Fechar