Apesar de apresentar inúmeros problemas estruturais, a Igreja de São João Batista, localizada na Rua da Paz – região do Centro Histórico de São Luís, está realizando seu festejo junino com missas, batizados, shows e procissões.
As comemorações seguem até este sábado (24), com a missa solene de encerramento, presidida pelo arcebispo Dom Gilberto Pastana, e, em seguida, ocorrerá o show de São João Batista, com o coral São João, além de barracas e atrações culturais, no largo. Segundo o pároco Antônio José Ramos Costa, o festejo começou nessa segunda-feira (19).
A Igreja de São João foi construída em 1665, sendo que o prédio histórico, que já passou por algumas reformas, apresenta sérios problemas estruturais, que comprometem até mesmo a segurança dos fiéis, como rachaduras e infiltrações.
Segundo o padre Antônio José Ramos Costa, mesmo em situação delicada, a igreja está aberta e ocorre o festejo. “Há rachaduras, rebocos caindo, com infiltrações nas paredes, e telhas fora do lugar. Estes problemas causam danos, tanto que na parte externa da igreja, estão caindo pedaços de rebocos. Mesmo assim, conseguimos realizar o festejo, que ocorre até esse sábado. As missas costumam ser pela tarde, no sábado teremos procissão e depois uma missa de encerramento”, informou o padre Antônio.
ESTRUTURA
Conforme o padre, todas as janelas do templo estão corroídas, há ainda vidros quebrados e o forro da igreja já começou a cair. Outra informação é que a parte elétrica do prédio precisa de reparos.
Antônio José afirmou que a responsabilidade pela administração da igreja de São João Batista é da arquidiocese de São Luís; porém, como ela foi tombada, todo o serviço de reforma compete ao Iphan.
PROGRAMAÇÃO
Sábado é o dia de São João, e será o encerramento do festejo. Na sexta-feira (23), segundo o padre, haverá oração de terço, missa da novena. No largo da igreja, ficam as barracas juninas com venda de comidas típicas, e atrações culturais.