No dia 5 de agosto deste ano, vai acontecer a Exposição sobre Segurança no Maranhão (Exposegma), no bairro Radional, em São Luís. O projeto é considerado o maior evento maranhense que envolve as forças de segurança, igrejas, comunidades e escolas no enfrentamento às drogas e à violência.
A programação terá início na escola estadual Rio Grande do Norte, mas as escolas e comunidades da região também serão contempladas com a ações da Exposegma.
O projeto nasceu com o propósito de estreitar os laços entre o sistema de segurança pública e a comunidade, proporcionando assistência básica por meio de palestras no enfrentamento às drogas e violência, especialmente no ambiente escolar.
Como projeto visionário e sensível às problemáticas sociais, as ações têm alcançado proporções grandiosas. Os frutos refletem uma parceria sólida e comprometida com os apoiadores da Exposegma, na esfera municipal, estadual e federal.
A iniciativa conta ainda com o apoio expressivo da comunidade católica e evangélica na propagação da Palavra de Deus, semeando esperança, amor e fé nas escolas e comunidades maranhenses.
Atualmente, além das exposições e palestras, o projeto conta com o Louvorzão Exposegma, Batalhão Mirim e Revista Exposegma. Frutos do trabalho, dedicação, apoio e reconhecimento de uma iniciativa promissora.
Outra grande iniciativa da Exposegma é o projeto Guesa Errante, um concurso de redação que visa despertar o hábito da leitura e promover a inclusão social dos jovens. A ação homenageia a saudosa Josilda Bogéa, que acreditava na parceria entre polícia e comunidade como solução para vencer a violência.
Para Setembro, a Exposegma está organizando mais um evento. Desta vez, uma exposição literária. Na oportunidade, será lançado o livro do escritor e jornalista Vinícius Bogéa sobre a vida e legado do saudoso Ribamar Bogéa, fundador do Jornal Pequeno.