Réplica de um espinossauro está em exposição no Parque do Rangedor

Trata-se de um dinossauro juvenil, cujos fósseis foram encontrados nas margens do Rio Itapecuru, na cidade de Coroatá.

Fonte: Redação / Assessoria

O Parque do Rangedor recebeu uma réplica em tamanho natural de um espinossauro. A instalação aconteceu no último sábado (dia 1º), fruto da parceria entre o Centro de Pesquisa de História Natural e Arqueologia do Maranhão (CPHNA), Universidade Federal do Maranhão (Ufma), Centro Cultural Vale e a Secretaria de Estado de Governo (Segov). Trata-se de um dinossauro juvenil, cujos fósseis foram encontrados nas margens do Rio Itapecuru, na cidade de Coroatá, distante 271 km de São Luís.

Parque do Rangedor recebe réplica permanente e em tamanho natural de um espinossauro (Foto: Luiz de Paula)

Espinossauro significa lagarto espinhoso, um animal pré-histórico que viveu há cerca de 100 milhões de anos. Uma curiosidade sobre este dinossauro é que ele tem hábitos semiaquáticos e uma dieta predominantemente piscívora, ou seja, alimentava-se de peixes. Os animais adultos podiam chegar a 15 metros de cumprimento.

“A gente já vem coletando fósseis há quase 30 anos, a Ufma, o Ifma, o centro de pesquisa e a Uema. Recentemente, nós achamos fósseis bem preservados desse animal, o espinossauro. Isto nos motivou fazer uma réplica, pois é um animal especial e muito raro, icônico e que, inclusive, apareceu em produções cinematográficas. Por isso o recriamos no tamanho original. No caso, trata-se de um animal jovem, mas com fisiologia bem definida, apesar de não ser adulto. A ideia de trazê-lo para o Parque do Rangedor surgiu por se tratar de um lugar amplo e seguro, onde pessoas e todas as idades teriam acesso”, explicou Manuel Alfredo Medeiros, paleontólogo da Ufma.

Durante a inauguração, a escultura em tamanho real chamou a atenção principalmente das crianças, que além de tirar fotos e ter aguçado a curiosidade sobre os animais pré-históricos, também participaram de uma oficina para fazer garras do espinossauro com moldes e massas de modelar e biscuit.

O Parque do Rangedor funciona todos os dias das 5h à 11h e das 16h às 21h.

Fechar