Sistema Faema/Senar promove encontro estadual com participantes do programa CNA Jovem

24 jovens participantes da edição do programa CNA Jovem, acabam de participar de atividades realizadas na sede do sistema Faema/Senar

Fonte: FAEMA/ SENAR
Time de jovens participantes do programa CNA Jovem
A engenheira agrônoma de Vargem Grande, Allana Mesquita exibe material do kit

24 jovens participantes da edição do programa CNA Jovem, acabam de participar de atividades realizadas na sede do sistema Faema/Senar. A solenidade de abertura foi feita pelos gestores Raimundo Coelho (presidente) e Luiz Figueiredo (superintendente), além da coordenadora de Educação Formal, Yolanda Batista, palestrantes do Senar, dentre outros.

De acordo com Yolanda, a Regional apresentou um desafio, e os jovens fizeram um levantamento.  Segundo ela, a cada Encontro eles vão trabalhar com o mesmo desafio, agora foram os resultados esperados. Já no segundo, serão trabalhadas as soluções para o desafio. E o terceiro e último, será elaborado um plano de ação considerando as iniciativas para a solução.

“O time  é formado por jovens de vários municípios maranhenses, incluindo alguns que já atuam no campo e que tem experiência na área do agronegócio. Esta edição na sede, foi um momento de grande importância porque foram trabalhados com eles, desafios que servirão para norteá-los nas diversas outras etapas do programa”, revelou Yolanda.

Seleção

O programa, organizado e conduzido pela Rede CNA, congrega uma seleção de participantes das principais etapas que permanecem conectados, além de proporcionar aos futuros líderes um networking que cobre praticamente o Brasil inteiro.

Identificar e ajudar a desenvolver jovens com alto potencial de liderança e difundir a cultura de liderança empreendedora no setor agropecuário, são os grandes desafios do programa CNA Jovem. Uma iniciativa estratégica da CNA criada em 2014, voltado para brasileiros com espírito de liderança, com idade entre 22 e 30 anos, vínculo com a agropecuária, formação técnica ou superior.

Até agora, o programa já registrou a participação de quase 5 mil jovens de todos os 26 estados brasileiros e do Distrito Federal. Por meio de mentorias e capacitações realizadas pelo Senar em técnicas de inovação e desenvolvimento de liderança, é possível identificar desafios e propor iniciativas que resolvam problemas apresentados em 5 áreas prioritárias:  educacional, empresarial, institucional, sindical e político-partidária.

Em paralelo, o programa desenvolve diversas competências de liderança e identifica potenciais líderes na juventude. Além disso, o jovem que participa do programa tem oportunidade de fazer parte de atividades e discussões de grande relevância para o setor, tem acesso a lideranças de referência em nossa sociedade e passa a fazer parte de uma grande rede de jovens participantes de todas as edições anteriores.

Fases estaduais

Ao longo dos últimos sete anos, o CNA Jovem, que começou com uma única etapa nacional, é hoje um programa bem estruturado com fases estaduais e nacionais, que acontecem a cada dois anos.

Já foram realizadas quatro edições nacionais, três estaduais e uma  especial com egressos. Somente a 4ª edição do programa realizada entre agosto de 2020 a outubro de 2021 contou com mais de 3700 jovens do Brasil inscritos nas fases estaduais classificatórias. Pela primeira vez realizou-se uma edição 100% digital. Atualmente, o programa já alcançou visibilidade em todo o país, se tornando um dos maiores programas de liderança para jovens do agro de todo o Brasil.

“Foram  dias de muito aprendizado e  de muita interação. Estou encantada pelo programa e espero muito que todos passem para a etapa federal. Desde novembro de 2022, estamos participando on-line das atividades, superando cada etapa e quando chegou o momento de nos reunirmos com os outros jovens do estado na etapa estadual para falar de um tema tão relevante que é a liderança no agro, foi grandioso”, afirmou a engenheira agrônoma, Allana Mesquita.

 

 

Fechar