O mercado de picapes é, de longe, o que mais cresce nos últimos meses, sobretudo por causa dos muitos lançamentos. Desde janeiro, já chegaram às lojas brasileiras a nova geração da Chevrolet Montana, além da Ford F-150 (inédita no País) e da RAM Rampage, primeira picape nacional da marca RAM, feita sobre a base da Fiat Toro. Por isso, naturalmente, o ranking da categoria já mostra novidades no balanço do primeiro semestre de 2023.
Reunimos nesta lista os números da Fenabrave, federação que reúne os concessionários do País, onde mostramos quais picapes mais venderam nesses primeiros seis meses, e quais delas considerar como sua próxima compra.
1°- Fiat Strada
A picape compacta da Fiat é, de longe, a mais vendida do segmento. Prestes a receber um novo motor 1.0 Turboflex, emprestado do SUV Pulse, a picape vendeu 50.546 unidades entre janeiro e junho deste ano. Entretanto, em relação ao mesmo período do ano passado, a picape vendeu menos unidades. No primeiro semestre de 2022, ela registrou 51.046 vendas, por exemplo.
2°- Fiat Toro
A picape compacta-média da Fiat vem na segunda colocação, garantindo a dobradinha da marca no ranking da Fenabrave, e também na nossa lista. A Toro vendeu, no período entre janeiro e junho deste ano, 25.286 unidades, quase a metade dos valores da Strada. No entanto, os números também representam queda em relação ao 1° semestre de 2022, onde emplacou 34.089 unidades.
3°- Toyota Hilux
A opção média da Toyota acabou de ser renovada para 2024, e recebeu atualizações em seu interior, bem como a versão GR-Sport, antes disponível só na Argentina. A Hilux emplacou 21.524 unidades nos primeiros seis meses deste ano.
4°- Volkswagen Saveiro
A Saveiro, apesar de visual antigo, ainda vende bem. Espera-se que receba uma reestilização nos próximos meses, para se manter forte no mercado. A picape compacta da Volkswagen vendeu 19.105 unidades no primeiro semestre deste ano. Em sua versão mais simples, a Saveiro Robust CS (flex), custa R$ 94.490, por exemplo.
5°- Chevrolet Montana
Opção da GM para a categoria de picapes mais movimentada da atualidade, a Montana conquistou quinto lugar geral na lista da Fenabrave. A picape registou, entre em janeiro e junho, 13.816 unidades. Além disso, para o mês de julho, a Montana ganha mais uma versão em sua linha, a RS, mais esportiva.
6°- Chevrolet S10
A picape média da Chevrolet segue à frente de concorrentes como a Ford Ranger e Nissan Frontier, ao menos em números de vendas, por exemplo. A opção da GM emplacou 13.816 unidades nos primeiros seis meses de 2023.
7°- Ford Ranger
Recém-renovada, a Ranger chega ao mercado usando um novo motor V6, emprestado da F-150, mais potente. No entanto, a picape acumulou 8.326 unidades neste primeiro semestre de 2023, menos que os 9.803 do mesmo período do ano passado.
8° – Renault Oroch
Principal rival histórico da Fiat Toro, a Oroch é a versão com caçamba do SUV Duster, e também a única opção de picape da Renault disponível no Brasil. A caminhonete vendeu 5.665 unidades nos primeiros seis meses deste ano.
9° – Mitsubishi L200
A picape da Mitsubishi ainda resiste no top 10 entre as picapes mais vendidas do País. Entretanto, feita em Catalão (GO), a caminhonete média emplacou poucas unidades nos meses de janeiro a junho, respondendo por apenas 5.229 emplacamentos, segundo a Fenabrave.
10° – Nissan Frontier
A opção da Nissan ocupa a décima posição da lista. Com preços que partem dos R$ 245.090, a Frontier é uma das 10 picapes mais baratas do País, por menos que o preço sugira. Seja como for, o modelo da marca japonesa vendeu, nos últimos seis meses, exatas 3.878 unidades, fazendo dela a décima picape mais vendida do país no primeiro semestre de 2023.