Uma megaoperação foi deflagrada nessa quinta-feira, com o intuito de reprimir o crime de receptação praticado em vendas de sucatas na área metropolitana de São Luís. A operação, batizada de Off Line, foi coordenada pelo Departamento de Defesa dos Serviços Delegados(DDSD/SEIC) e contou com as participações de mais de 100 policiais civis, além de 12 peritos.
Como resultado da ação policial, foram cumpridos 28 mandados de busca e apreensão em diversos estabelecimentos atuante na área de vendas de sucatas, o que resultou na apreensão de 20 toneladas em estruturas metálicas, cabos de cobre de energia e telefonia, telhas metálicas, canos de ferro e até trilhos de trem.
Segundo as investigações, os materiais chegam às sucatas após o furto ocorrido quando cabos de cobre destinados à energia ou telefonia são arrancados de postes, torres e dutos subterrâneos. O mesmo ocorre com estruturas maiores e mais pesadas que são retiradas de áreas remotas utilizadas pelas empresas.
Na prática, além de constituir um crime, o furto de cabos acarreta na interrupção do fornecimento de energia elétrica e de sinal de internet e telefone. A ação criminosa prejudica usuários distintos, desde residências até hospitais, laboratórios e escolas, chegando inclusive a interromper o funcionamento da plataforma 190 do sistema de segurança.
Durante a Operação Off Line ninguém foi preso, mas todos os responsáveis pelos estabelecimentos alvos das buscas foram indiciados em inquérito criminal pelo crime de receptação.
A operação contou com a participação de policiais civis da SENARC,SPCC,SHPP e Delegacia Geral.