Sacolas plásticas, móveis quebrados, entulho e até mesmo palhas de coqueiro. Esse é o cenário encontrado, quase tosos os dias, por quem passou no cruzamento da rua 8 com a Avenida 3, no bairro Cohab Anil IV, em São Luís, nas proximidades do Solar do Outono.
Por causa do descarte irregular de todo tipo de dejeto, o problema vai muito além do mau cheiro, acarretando também a proliferação de doenças e em alagamentos no período chuvoso.
“Quando chove, acaba passando lixo para as valas, entope tudo, a água não consegue passar direito e alaga a rua”, reclamou Eduardo Leite, técnico de informática em um estabelecimento perto do lixão. Os moradores denunciam que o problema é frequente e, mesmo com a limpeza do local, a ausência de fiscalização faz com que o descarte irregular volte a ocorrer.
“Tem gente que vem de fora com carroça e joga tudo ali”, relatou José Ribamar, aposentado e morador da região. A situação é mais insustentável do que aparenta ser, pois a 400m do local há um ecoponto, onde todo aquele lixo poderia ser descartado corretamente.
OUTRO LADO
Por meio de nota, a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) informou que será enviada uma equipe ao local para verificar o descarte irregular de lixo e realizar a remoção de tais materiais que deveriam ter sido descartados no Ecoponto mais próximo. A Semosp comunicou, ainda, que a coleta domiciliar no bairro é realizada em dias ímpares, terça, quinta e sábado, e opera normalmente.