Operação prende maranhense suspeito de liderar ataques a sites governamentais

Criminosos invadiram domínios da FAMEM, PMMA e da Polícia Civil do Distrito Federal.

Fonte: Redação

Uma operação conjunta entre as polícias civis do Maranhão, São Paulo e do Distrito Federal, por meio dos departamentos de combate a crimes tecnológicos/SEIC, deflagrou nesta quinta-feira, 10, a Operação Inábil, com o intuito de desarticular uma associação cibercriminosa envolvida em uma série de ataques a órgãos governamentais. A ação policial resultou na prisão temporária do líder do grupo e no cumprimento de mandados de busca e apreensão nas cidades de Jundiaí/SP e Penalva/MA.

Operação Inábil cumpriu mandados na cidade de Penalva e Jundiaí-SP (Foto: Divulgação)

Os alvos da operação são investigados por ataques e tentativas de invasão a vários sites de órgãos públicos e de utilidade pública no Maranhão e no Distrito Federal, inclusive de órgãos policiais e do sistema de justiça.

Entre os domínios que sofreram ataques estão os sites da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (FAMEM), com falsa nota de pesar do prefeito de Alcântara, em 2023, a PMMA e a própria Polícia Civil do Distrito Federal, dentre outros.

Na casa do suspeito residente no interior do Maranhão, apontado como líder do grupo, foi encontrada uma série de vestígios que o ligam aos fatos investigados. Agora, conforme a polícia, ele responderá pelos crimes de invasão de dispositivos eletrônicos, associação criminosa e corrupção de menores.

Na residência alvo da ação policial em Jundiaí/SP, foi encontrado um dos dispositivos informativos utilizados na invasão de sistemas policiais e na pichação de sites oficiais.

Fechar