Dr. Gutemberg realiza grande homenagem ao ministro do STJ, Reynaldo da Fonseca, pelos 31 anos de magistratura

A solenidade foi prestigiada por autoridades de diversas áreas, na manhã desta quinta-feira (10), no Plenário Simão Estácio da Silveira.

Fonte: Da Assessoria

Na Câmara Municipal de São Luís, o vereador Dr. Gutemberg, autor da proposição e representando o presidente da casa parlamentar, vereador Paulo Victor, conduziu uma grande sessão em homenagem ao ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Reynaldo da Fonseca, pelos seus 31 anos de magistratura. A solenidade, que foi muito prestigiada por autoridades de diversas áreas, ocorreu na manhã desta quinta-feira (10), no Plenário Simão Estácio da Silveira, na sede da Câmara Municipal de São Luís.

Dr. Gutemberg realizou homenagem ao ministro do STJ, Reynaldo da Fonseca, pelos seus 31 anos de magistratura (Foto: Divulgação)

Foi um dia carregado de simbolismo e reconhecimento ao trabalho do ministro maranhense, Dr. Reylnado da Fonseca, que completou, recentemente, oito anos como membro do STJ e 31 anos de exercício no Poder Judiciário. O ministro tem reconhecimento nacional e uma trajetória marcada pelo aprimoramento da Justiça Brasileira e a defesa do Estado Democrático de Direito.

Autor da proposição na Câmara Municipal de São Luís, o médico, bacharel em Direito e vereador, Dr. Gutemberg destacou a trajetória profissional do ministro e ressaltou que o trabalho dele é exemplo e engradece os maranhenses.

Autor da proposição, Dr. Gutemberg destacou a trajetória profissional do ministro (Foto: Divulgação)

“É um orgulho muito grande para todos nós realizar essa homenagem. Agradeço do fundo do meu coração, por esta casa, a quarta mais antiga Câmara de Vereadores do país, e seus 31 vereadores e vereadoras que representam o povo de São Luís, aprovaram este requerimento para prestar essa justa homenagem. É uma honra ter nosso conterrâneo em posição de destaque no maior órgão da Justiça. Vossa Excelência, ministro Reynaldo da Foncesa, tem um trabalho exemplar no aprimoramento da justiça brasileira”, pontuou o vereador Gutemberg Araújo.”

Em outro momento, Dr. Gutemberg homenageou também o poder Judiciário e magistratura ao mencionar trechos do ministro Humberto Martins, do Supremo Tribunal Federal. O vereador ainda destacou, que além do conhecimento jurídico, o ministro Reynaldo da Fonseca tem um forte dom para a literatura e tem como marcas de trabalho: a simplicidade, solidariedade e fortes laços com suas raízes.

“Neste mês de agosto, celebramos o bicentenário do poeta e grande escritor maranhense Gonçalves Dias. E destaco que o ministro Reynaldo, além de todas as qualidades jurídicas, é autor de importantes obras literárias. E falando do cidadão, Reynaldo da Fonseca, se eu tivesse que escolher palavras para caracterizá-lo, eu escolheria: simplicidade, fraternidade, solidariedade e fortes laços com suas raízes. Salta aos olhos um homem com uma trajetória tão rica, chegar ao mais alto grau da magistratura e guardar consigo os princípios de amor a sua terra e a sua gente. Parabenizamos, Vossa Excelência, pela sua exitosa caminhada no judiciário, construindo um grande legado para todos nós. Um homem de fé, coerente aos seus princípios de vida, um magistrado à serviço da sociedade, que luta por uma construção de uma sociedade fraterna”, completou Dr. Gutemberg.

Durante o seu discurso, o ministro Reynaldo da Fonseca ressaltou a alegria de receber a homenagem. O ministro iniciou o discurso destacando a satisfação em estar na Câmara Municipal com a sessão solene conduzida pelo vereador Dr. Gutemberg e o orgulho de ser ludovicense.

“Estou muito feliz e honrado com esse momento, liderado na oportunidade pelo vereador Dr. Gutemberg. Ser ludovicense significa resgatar a cultura maranhense e o Estado Democrático de Direito. Ser ludovicense significa elogiar nesse momento todos os atores da justiça, como os advogados, como o meu pai que foi advogado por mais de 45 anos, o membros do Ministério Público, órgão que tive a honra de servir por um breve período, entre outros. Agradeço ao Tribunal de Justiça do Maranhão, e a todos que me acolheraram durante a minha trajetória profissional. Agradeço ao Dr. Gutemberg e a Câmara Municipal de São Luís por essa linda homenagem”, destacou o ministro Reynaldo da Fonseca.

Estiveram presentes na homenagem: o procurador-geral do município de São Luís Bruno Duailibe, representando o prefeito Eduardo Braide (PSD); o desembargador Ricardo Tadeu Duailibe, presidente em exercício do Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão (TJ-MA); o desembargador Carvalho Neto, presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região do Maranhão (TRT 16); o professor doutor Alberto José Tavares Vieira da Silva, desembargador federal; o doutor Rubem Lima de Paula Filho, juiz Federal e diretor do Fórum da Sessão Judiciária do Maranhão; o presidente da Academia de Letras Jurídicas, Júlio Moreira; o presidente da Academia Maranhense de Medicina, Dr. Márcio Soares Leite; a vice-presidente da OBA, advogada Tatiana Pereira; o superintendente do Sebrae-MA, Albertino Leal de Barros Filho; Manoel Guedes, presidente da Acomac, entre outras autoridades como juízes federais, promotores de Justiça, defensores, advogados, familiares e amigos.

Trajetória Ministro Reynaldo da Fonseca

Formado em direito pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Reynaldo da Fonseca ingressou na magistratura em 1992, após aprovação em concurso para o cargo de juiz de direito substituto do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT).

Em 1996, foi promovido para a Justiça Federal no Maranhão. Em 2009, foi empossado no cargo de desembargador do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), que exerceu até a sua escolha para o STJ, em 2015.

Fechar