O presidente da Agência Estadual de Mobilidade Urbana (MOB), Adriano Sarney, se reuniu com executivos da empresas Transnordestina Logística e Companhia Cearense de Transporte Metropolitano (Metrofor) para discutir possibilidades de parceria, com fins de implantar o transporte de passageiros via ferrovia no Maranhão.
O transporte ferroviário de passageiros garante mobilidade para milhares de usuários do transporte público, no país. É uma realidade das grandes metrópoles e pode ser alternativa de deslocamento entre as cidades da Região Metropolitana de São Luís. Na visita, Adriano Sarney experimentou uma viagem de trem e constatou o conforto, agilidade e segurança deste transporte.
Durante a agenda, Adriano Sarney conheceu detalhes de convênio da Metrofor, para aporte de investimentos em mobilidade entre diversos municípios do Ceará. Ele alinhou diálogos para trazer esse transporte ao Maranhão e realizar, em primeira etapa, viagens entre as cidades de São Luís, São José de Ribamar, Raposa e Paço do Lumiar.
“Estamos avançando nas conversas para viabilizar a oferta deste transporte ferroviário de passageiros em território maranhense. Tivemos bom diálogo com os executivos da Transnordestina e da Metrofor, avaliamos que é possível essa operacionalização e vamos levar em frente as tratativas”, pontuou o presidente da MOB, Adriano Sarney.
Malha ferroviária
O Maranhão já experimentou transporte por via ferroviária, que garantia o ir e vir de expressivo número de pessoas, do estado até Teresina, no Piauí, com forte atuação da antiga REFFSA. Atualmente, nessa linha ferroviária, o Maranhão se liga ao Pará pela Estrada de Ferro Carajás (EFC).
Esta é uma das maiores ferrovias de transporte de passageiros, em operação no Brasil, com cinco estações e 10 paradas, percorrendo São Luís (MA), Santa Inês (MA), Açailândia (MA), Marabá (PA) e Parauapebas (PA).