Publicidade
Carregando anúncio...

7 dicas para identificar descontos de verdade e sem ciladas

Verificar sites, monitorar preços e ter cuidado com as informações pessoais estão entre as dicas

Fonte: Da redação

Front view of woman looking shocked at her phone while holding shopping bags

Black Friday, Dia dos Pais, Natal, Dia das Crianças… o segundo semestre do ano é repleto de datas que aquecem o mercado de vendas. Se por um lado o varejo se beneficia do movimento, por outro o consumidor busca formas de economizar e aproveitar as melhores oportunidades. 

Nesse cenário, a procura por promoções online, cupons de desconto e lojas mais baratas se intensifica. Mas afinal, até onde é seguro ir pela economia? Abaixo, você confere dicas para identificar descontos de verdade e fugir de ciladas: 

Verifique a procedência do site ou loja

Encontrou um produto com desconto em uma loja desconhecida? Antes de clicar em qualquer link e fazer a compra, é importante tomar alguns cuidados. O primeiro deles é verificar se o site é seguro, você pode fazer isso com a ajuda de um antivírus ou buscando a URL na página de pesquisas.

O site é seguro, mas você não conhece a reputação da loja? Faça uma busca rápida em sites de reclamação e listas oficiais como a do Procon. Caso a reputação da empresa não seja boa, é preciso repensar.

Cuidado com atalhos e anúncios

Nem sempre as promoções e descontos aparecem em um link direto. Nas redes sociais, o direcionamento pode ser feito através de um anúncio, assim que o cliente clica na imagem da oferta. Atualmente, essa é uma das formas mais comuns de aplicar golpes em compras online.
Para evitar ciladas, a dica é procurar pelo desconto direto na fonte. Recebeu um anúncio ou mensagem falando sobre uma promoção em uma loja? Vá direto ao site oficial e busque o produto por lá. Caso você não encontre, já sabe que o desconto é falso.
Monitore os preços
Apesar de não ser uma prática legal, algumas lojas sobem gradualmente os preços próximo a datas importantes para oferecer “descontos” no dia. Na realidade, o consumidor está apenas pagando o mesmo preço anunciado semanas antes. Para evitar essas falsas promoções, a dica é começar a monitorar o preço do produto semanas antes de datas sazonais ou de uma compra importante.

Faça pagamentos seguros

A etapa de pagamento é uma das mais delicadas na hora de comprar, principalmente quando a venda é feita de forma online. O modo mais seguro é optar pelo uso do cartão virtual, assim é possível evitar a exposição de dados e cancelar a compra, caso seja necessário, sem deixar o seu cartão físico desprotegido.

Cheque a política de troca e devolução

Comprou um produto com desconto e quando chegou percebeu que era cilada? Mesmo quando um item é adquirido por meio de promoção, o cliente tem direito a troca ou devolução nos casos previstos pelo código de defesa do consumidor.

A dica é acessar a política de troca e devolução da loja e seguir o passo a passo para resolver a situação. O alerta também fica para compras futuras: sempre consulte os termos no site ou no estabelecimento.

Fique de olho no prazo

Não é porque um produto foi comprado com desconto que a entrega pode ser feita fora dos prazos! Para acompanhar a chegada do produto e evitar frustrações, o cliente pode consultar a previsão de entrega no ato da compra e rastrear o item em trânsito no próprio site responsável. Caso as datas não sejam cumpridas, o cliente tem direito a substituição do produto ou a devolução do dinheiro.

Mantenha senhas fortes e únicas

Mesmo com todas as precauções de segurança, é importante manter uma senha forte e diferente para cada site de compras. Dessa forma, caso aconteça alguma cilada, você não tem o comprometimento total dos serviços e diminui a exposição dos seus dados pessoais.

Fechar