Morre o poeta e jornalista maranhense Idelfonso Vasconcelos, aos 69 anos

Escritor faleceu em um hospital de Balsas e foi sepultado em São Luís, onde nasceu.

Fonte: Redação

O poeta e jornalista Idelfonso Vasconcelos Pereira foi sepultado no Cemitério do Gavião, na tarde da última sexta-feira (18), em São Luís. Ele tinha 69 anos e faleceu em um hospital de Balsas, na quinta-feira (17), após complicações de saúde. O corpo foi velado na Pax do Canto da Fabril (Rua Grande).

Poeta e jornalista Idelfonso Vasconcelos falecu aos 69 anos (Foto: Divulgação)

Filho de Maria Vasconcelos Almeida Pereira e de Heitor Augusto Pereira, o escritor Idelfonso Vasconcelos nasceu em São Luís no dia 15 de janeiro de 1954. Ele foi fundador do jornal Tribuna da Baixada e Jornal do Commercio. Fundou também a Associação de Imprensa da Região da Baixada (AIRB).

Idelfonso era irmão de Magno Vasconcelos e do cinegrafista e blogueiro Antônio José Vasconcelos Pereira, mais conhecido como “Cachorão”. Em junho de 2019, lançou em São Luís o livro “A Ideologia do Amor”, que seria o primeiro de uma série de 10 volumes com a coletânea de suas melhores poesias.

Jornalista e radialista, ele dizia que fora influenciado na poesia desde os 12 anos de idade. Teve alguns poemas publicados aos 16 anos no Jornal Pequeno, na página “A Letrinha” editada na época pelo poeta Alexandre Júnior.

Nos anos 70 participou de diversas outras páginas culturais, como Folha Universitária, editada no Jornal Pequeno por Danúzio Ferreira e Joaquim Faray. Depois, Idelfonso Vasconcelos passou a atuar no jornalismo, com artigos e crônicas, e também na literatura maranhense. Fundou dois jornais: “Tribuna da Baixada”, em 1978, e “Jornal do Commercio”, em 1979, ambos em parceria com o jornalista cearense Machado Neto, que trabalhou durante muitos anos em São Luís.

No jornal “O Estado do Maranhão”, sob a direção do jornalista Cordeiro Filho, Idelfonso Vasconcelos editou uma página intitulada “Cururupu em Sociedade” que, depois, passou a ser “Hinterland em Sociedade”. Teve participação no “Tribuna do Maranhão”, de propriedade de Lamartine Cavalcante, e foi editor da página “Domingo de poesia em focos gerais”, com incentivo do jornalista Moreira Serra, editor geral deste jornal. Idelfonso Vasconcelos colaborou em outros periódicos, como O Imparcial, O Jornal, Jornal do Povo, O Debate e Atos e Fatos.

Recentemente teve uma de suas poesias escolhida para fazer parte de uma antologia de 30 poetas brasileiros, coordenada pela Editora Café. Também participou de movimentos políticos nos anos 70 e 80, como membro da Juventude Democrática Social (JDS) e foi fundador da Associação de Imprensa da Região da Baixada (AIRB).

Fechar