Onda de calor levará a temperaturas recordes nos próximos dias

A semana começou com a interferência de uma onda de calor capaz de subir a temperatura muito além do padrão de agosto

Fonte: Com Climatempo

A semana começou com a interferência de uma onda de calor capaz de subir a temperatura muito além do padrão de agosto em vários Estados de todas as regiões. De acordo com a Climatempo, esperam-se quebras de recordes históricos para o mês, com temperaturas altas que devem durar até sábado (26).

O mês de agosto já vem sendo marcado por calor acima do normal, como em Cuiabá (MT), que registrou temperaturas entre 38°C e 40°C durante todo o período entre 1 e 12 de agosto. A média normal de temperatura máxima para agosto é de 34,7°C, pelo cálculo para o período de 1991 a 2020, informa a Climatempo.

No Sul, Porto Alegre registrou 33,1°C no dia 17 de agosto, 12°C acima da média normal de temperatura máxima para agosto, que fica em torno de 21°C.

Agora, a diferença é que esse calor deverá ser sentido de forma mais ampla, em vários Estados e regiões ao mesmo tempo.

De acordo com Vinicíus Lucyrio, meteorologista da Climatempo, desta vez, as temperaturas podem chegar aos 37°C em Campo Grande (MS) e Goiânia (GO), aos 42°C em Cuiabá (MT), 34°C em Brasília, 34°C em São Paulo e 39°C no Rio de Janeiro.

Região Nordeste

A previsão é de baixos valores de umidade relativa do ar e pouquíssimas chuvas, com destaque para o Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) e interior da região. Somente no litoral sul da Bahia podem ser registrados alguns baixos acumulados de chuva.

Fechar