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Conheça a companhia aérea ultra low cost que vai começar a voar para o Brasil

Com um modelo de negócio em que até a bagagem de mão é cobrada, a companhia promete passagens 50% mais baratas

Fonte: Mariana Barbosa

Companhia aérea ultra low cost fundada no pós-pandemia, a Arajet desembarca no Brasil no dia 21 de setembro conectando São Domingos e Punta Cana, na República Dominicana, ao aeroporto de Guarulhos.

Com um modelo de negócio em que até a bagagem de mão é cobrada, a companhia promete passagens 50% mais baratas do que a concorrência. A Arajet tem como investidores os fundos de private equity americanos Bain Capital — que tem no portfólio as companhias Virgin Australia e a Icelandair — e Griffin Global Asset Management. A frota é formada por Boeings 737-8 Max. Já são 10 em operação e a empresa tem um pedido de mais 35 com a fabricante americana, entre firmes e opções, que devem chegar nos próximos 5 anos.

Víctor Pacheco Méndez, CEO da empresa, estima que 50% da demanda deverá vir de turistas brasileiros interessados no Caribe.

— Quem tiver como destino final as praias de Punta Cana ou Bávaro pode reservar no mesmo bilhete um assento em um ônibus exclusivo que sai do aeroporto.

A outra metade dos passageiros deve fazer conexão para outros oito destinos, incluindo Cidade do México e Toronto. Em breve, a empresa deve oferecer conexões também para Miami e Orlando, abrindo mais uma opção para brasileiros que vão para a Disney ou fazer compras na Flórida.

— Temos pedidos junto às autoridades dos EUA para 17 destinos no país — diz Méndez, que está interessado também na demanda dos 2,2 milhões de pessoas de origem dominicana que vivem nos EUA.

Em um ano de operação, a Arajet já inaugurou 22 destinos em 15 países nas Américas, do Chile e Argentina ao Canadá.

No Brasil, a empresa vai começar com três voos diários para testar o mercado — podendo ampliar a frequência a depender da demanda. São três categorias de tarifa, que começam em US$ 509,30 ida e volta incluindo as taxas de embarque. Para despachar bagagem, paga-se mais US$ 100. Já a bagagem de mão custa de US$ 50 a US$ 80, dependendo da antecedência da compra.

Segundo Méndez, a cobrança pela mala de mão faz com que as pessoas despachem tudo no porão para pagar uma vez só, o que acaba agilizando o embarque e o desembarque. O serviço de bordo também é cobrado, mas o CEO da Arajet garante que os preços são “3 vezes mais baratos” do que nas cafeterias dos aeroportos.

A empresa não descarta voar para o RIOGaleão. — Vamos começar por Guarulhos e depois expandir. Estamos só começando — afirma. A expectativa com os voos de Guarulhos é de que 70% da demanda seja de brasileiros e 30% da América Central.

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