Lula demite Ana Moser e confirma Fufuca no Ministério dos Esportes

Novos ministros do Centrão foram escolhidos para tentar melhorar relação do governo com o Congresso.

Fonte: Com informações de Guilherme Mazui e Pedro Henrique Gomes, g1

Os deputados André Fufuca (PP-MA) e Silvio Costa Filho (Republicanos-PE), foram confirmados como novos ministros do governo federal. Os dois são filiados a partidos que integram o Centrão e foram nomeados para tentar melhorar relação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva com o Congresso.

Ao centro, o ministro Alexandre Padilha aperta as mãos dos novos ministros do governo Lula: André Fufuca, à esquerda, e Silvio Costa Filho, à direita (Foto: Ricardo Stuckert)

Fufuca assumirá o Ministério do Esporte no lugar de Ana Moser, demitida do cargo. Enquanto Costa Filho será ministro de Portos e Aeroportos, na vaga de Márcio França, que assume a nova pasta das Micro e Pequenas Empresas.

A decisão foi anunciada após um dia de reuniões no Palácio da Alvorada. Na residência oficial, Lula recebeu os parlamentares, os ministros Alexandre Padilha (Relações Institucionais) e Rui Costa (Casa Civil), além de Ana Moser, que lamentou a saída do governo.

Após meses de negociações, Lula faz as mudanças para tentar ampliar sua base de apoio no Congresso Nacional e assegurar maior número de votos, em especial na Câmara. As bancadas do PP e do Republicanos somam, respectivamente, 49 e 41 deputados.

Líder do PP na Câmara, André Fufuca, 33 anos, está no terceiro mandato de deputado federal. Antes, foi deputado estadual no Maranhão.

Médico bolsonarista assume no lugar de Fufuca

Com a ida de André Fufuca para o ministério do Esporte no governo Lula, assume o mandato de deputado federal o médico Allan Garcês (PP-MA).

Allan Garcês assume mandato no lugar de Fufuca (Foto: Divulgação)

Conservador e defensor do ex-presidente Bolsonaro, Allan Garcês é médico ortopedista e professor de medicina na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Ex-secretário de Saúde e ex-Diretor do Ministério da Saúde, Garcês foi candidato a deputado federal pelo PP em 2022, e ficou na primeira suplência do partido, com 18.114 votos.

Ele foi o terceiro mais votado na chapa do Progressistas que elegeu Fufuca, e atrás de Amanda Gentil.

Em 2019, Garcês foi indicado para trabalhar no Ministério da Saúde por Luiz Henrique Mandetta. Ele se aproximou de Bolsonaro em 2016, época em que defendia o impeachment de Dilma Rousseff e liderava o movimento Nas Ruas no Maranhão. O médico também palpitou na formulação do plano de governo de Bolsonaro na campanha de 2018.

Fechar