O terceiro dia de taxação para turistas foi de congestionamento e confusão, na manhã de quinta-feira (7), na entrada para Santo Amaro do Maranhão. A cobrança, no valor de R$ 10,00, imposta pela prefeitura do município, está causando engarrafamento e buzinaços.
Os engarrafamentos decorrem do tempo que está levando entre o pagamento da taxa e a liberação dos veículos para entrarem na cidade. De acordo com o secretário de Turismo de Santo Amaro, Daniel Barros, o problema foi ocasionado por uma falta de organização e até planejamento por parte das empresas de turismo, que deveriam buscar outros pontos de pagamento, além de usar a opção de pagamento antecipado. Por isso, segundo ele, houve congestionamento em um dos pontos.
“Muitas empresas que fazem o turismo na modalidade bate volta se concentraram apenas em um posto de venda e também não pagaram a taxa com antecedência. Além disso, alguns operadores locais estacionaram seus veículos nos dois lados da pista e ocasionou o engarrafamento”, disse o secretário.
Ainda segundo Daniel, o problema foi resolvido em pouco tempo, não houve prejuízos e e todas as pessoas fizeram seus passeios.
A cobrança para visitantes do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, em Santo Amaro do Maranhão, começou na última terça-feira (5).
Segundo a prefeitura, a taxa é apenas para turistas e vale por três dias. Moradores das cidades de Santo Amaro e de Primeira Cruz estão isentos de pagar o valor para ter entrada ao parque. A iniciativa foi implementada após a aprovação da Lei Municipal 329/23. Ainda segundo a prefeitura, o objetivo é gerar lucros que ‘vão garantir a preservação do ecossistema e permitir que sejam realizados novos serviços de infraestrutura na área’.
Ao todo, 60% dos valores arrecadados com a taxa serão destinados para o Fundo de Turismo e 40% para ações voltadas para o meio ambiente.
Como pagar a taxa
Após chegar ao município, o turista deve passar na entrada para a cidade ou procurar a sede da Secretaria Municipal de Turismo, onde o pagamento deverá ser feito. O atendimento acontece das 7h30 às 17h, todos os dias.
Para mais informações, os turistas podem entrar em contato pelo telefone (98) 99133-1241 ou pelo endereço eletrônico [email protected].