Porto do Itaqui é considerado pilar essencial para o desenvolvimento econômico do MA

Estado destaque em crescimento no Nordeste, Maranhão pretende impulsionar negócios em todo o Brasil.

Fonte: Redação / Assessoria

O estado do Maranhão tem se destacado como um dos que mais tem prosperado no cenário nacional. Com o intuito de apresentar oportunidades e potencialidades de negócios a investidores, o governo do Estado, em parceria com o Banco do Nordeste do Brasil (BNB), promoveu, na última quinta-feira (14), o evento “Maranhão de Oportunidades” seminário para atração de investimentos.

O Porto do Itaqui é apontado como um pilar essencial para o desenvolvimento econômico do Maranhão (Foto: Divulgação)

O encontro reuniu gestores públicos, executivos do banco e empresários no auditório do Palácio Henrique de La Rocque, em São Luís, contando com a presença do governador Carlos Brandão e do presidente do BNB, Paulo Câmara, na solenidade de abertura.

Durante a abertura do evento, Carlos Brandão enfatizou as potencialidades do estado nos setores industrial, agropecuário, portuário, entre outros. Ele ressaltou que tais áreas têm potencial para expandir e se desenvolver, gerando emprego e renda, desde que recebam os investimentos necessários.

“Estamos lançando o Maranhão de Oportunidades e começamos apresentando ao Banco do Nordeste oportunidades de parcerias com os pequenos, médios e grandes empresários do nosso estado para ampliar o acesso ao crédito, impulsionando a economia, gerando mais empregos e renda para a nossa população”, declarou o governador.

Brandão também destacou os investimentos significativos que o Maranhão tem recebido, incluindo recursos do novo PAC no valor de R$ 97 bilhões, o que o coloca como o oitavo estado mais beneficiado. Além disso, é o segundo estado com maior volume de investimentos do programa Minha Casa Minha Vida.

O governador enfatizou a importância das parcerias para impulsionar setores como saúde, educação, infraestrutura e segurança.

“PILAR ESSENCIAL”

Paulo Câmara avaliou que o Porto do Itaqui está pronto para esse novo capítulo. “O Porto do Itaqui é um pilar essencial para o desenvolvimento econômico do estado do Maranhão. Vamos disponibilizar o banco para apoiar esse projeto de expansão, pois, além de sua importância estratégica, o porto já possui um planejamento dos novos modais bastante avançado. O Banco do Nordeste irá participar ativamente desses projetos que contribuirão para o desenvolvimento da região”, afirmou.

SOBRE O PORTO DO ITAQUI

Em operação desde 1972, o Porto do Itaqui integra um complexo portuário instalado na área de influência da fronteira agrícola do Matopiba, que é formada pelos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí, Bahia.

A eficiência multimodal é o fator decisivo para a competitividade do Porto do Itaqui. Suas conexões com importantes ferrovias e rodovias fazem do porto público maranhense um corredor logístico para o Centro-oeste do país.

O Porto do Itaqui tem conexão ferroviária direta com a Transnordestina e a Estrada de Ferro Carajás. Há ainda uma ligação indireta com a Ferrovia Norte-Sul, o que possibilita transportar graneis sólidos minerais e vegetais, além de combustíveis.

O novo corredor ferroviário do Arco Norte, que liga o Porto do Itaqui, em São Luís, no Maranhão, a Palmeirante, no Tocantins, é mais uma vantagem logística que o porto maranhense oferece, pois barateia os custos do transporte de fertilizantes. Foi projetado para atender produtores situados em uma área que abrange os estados do Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Bahia e Piauí, além do Tocantins, Maranhão e do Distrito Federal. Além disso, o canal de acesso às instalações portuárias do Itaqui faz dele o porto mais profundo do Brasil, tendo nove berços operacionais com profundidades que variam de 12 a 19 metros, permitindo a atracação de navios de grande porte.

Outra vantagem é sua proximidade com os mercados americano e europeu. O Porto do Itaqui tem vocação para movimentação de graneis sólidos e líquidos. Em 2022, o porto movimentou o maior volume de cargas de sua história. De janeiro a dezembro, foram exportadas 33,610 milhões de toneladas de cargas, com destaque para os granéis sólidos, com 23 milhões de toneladas movimentadas, o que representa uma alta 19% em relação ao ano anterior.

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