Tasso Fragoso é um dos doze municípios do Polo Chapada das Mesas por onde passou a Expedição de Turismo, da Secretaria de Estado do Turismo (Setur-MA), que encerrou na última sexta-feira (15). Os paredões milenares dos morros do Elefante, Ladeira Vermelha e Frutuoso, localizados na região, guardam pinturas rupestres de baixo relevo que são de impressionar. Atualmente, esses morros abrigam 72 sítios arqueológicos catalogados e documentados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em que os visitantes podem encontrar uma infinidade de gravuras pré-históricas.
A Expedição se propõe a avaliar maneiras de potencializar o turismo, tendo em vista todos os atrativos existentes numa região, através de roteiros integrados. Segundo Aline Souza, superintendente de Regionalização da Setur- MA, “a Expedição de Turismo se tornou um momento oportuno para identificar as ações de cada município, as vocações, assim como as demandas no que se refere ao fortalecimento da governança local. E nosso papel é reforçar a importância da atuação integrada como forma de engrandecer o turismo nos polos turísticos maranhenses”.
As visitas técnicas ocorreram em mais de 15 atrativos do polo Chapada das Mesas que, além de deter o tesouro arqueológico, concentra cachoeiras e balneários de beleza exuberante no coração do cerrado maranhense, cujo relevo é um atrativo. Ao todo, foram cinco dias de trabalho intenso executado por três frentes de atuação da Setur.
A Expedição de Turismo também ofertou cursos gratuitos de qualificação profissional, realizou palestras educativas e reuniões com gestores municipais de turismo. O grupo ainda visitou empreendimentos turísticos nos municípios de Tasso Fragoso, Açailândia, Itinga do Maranhão, Imperatriz, Porto Franco, Governador Edison Lobão, Estreito, Carolina, Riachão, Fortaleza dos Nogueiras, Alto Parnaíba e Balsas.