Buscando fomentar e fortalecer ainda mais o turismo gastronômico nas regiões e qualificar profissionais que já atuam na área, o Formando e Cozinhando ministra aulas teóricas e práticas com o auxílio de chefs de cozinha, gastrólogos e nutricionistas locais e nacionais referências em suas áreas de atuações.
“Chegaremos na Rota dos Guarás e na Região Tocantina para fortalecer as relações afetivas, identidade de pertencimento, gerar microempreendedores, aquecer a economia local, multiplicar agentes de transformação social e, até mesmo, ajudar na superação da fome, por meio da gastronomia social”, destacou Ana Gabriela, coordenadora do projeto.
Em 2023, o governo ampliou o número de vagas e possibilitou a formação para 125 micro e pequenos empreendedores da capital e da região do Parque dos Lençóis Maranhenses, no município de Barreirinhas e na Vila de Atins. Dessa forma, gerando capacitação, emprego e renda, fortalecendo a agricultura familiar, o agronegócio e as estruturas do turismo e do lazer nas cidades.
“O Formando e Cozinhando é a porta de entrada para muitos jovens de baixa renda no ramo da gastronomia. Neste ano, ampliamos as vagas em todo o Maranhão, e o objetivo é continuar assegurando mais oportunidades para quem precisa e busca profissionalização”, disse o governador Carlos Brandão.
As inscrições para as novas turmas vão até o dia 29 de setembro e devem ser feitas pelo site formandoecozinhando.ma.gov.br
Cronograma:
– Prazo para inscrição – 18 a 29/09
– Divulgação do resultado preliminar dos selecionados – 03/10
– Prazo para recurso – 03 a 06/10
– Fase de análise dos recursos – 09 a 13/10
– Fase da divulgação de análise dos recursos – 16 a 17/10
– Divulgação do resultado final dos selecionados – 20/10
– Fase de matrícula dos selecionados – 23 a 27/10
– Pagamento da parcela mensal – A partir de novembro de 2023
– Início das aulas – A partir de novembro de 2023