O BMW iX M60 está em outro nível. O SUV elétrico não hesita. Da aparência externa podem existir julgamentos que tais características são avançadas e exageradas. Ou até mesmo adorado, tudo bem, a questão é que chama a atenção e dá sinais do caminho que a BMW abriu com seus carros.
A abordagem da linha iX é caracterizada por um estilo minimalista. O conceito de “menos é mais” transcende o design e se reflete até na redução do número de peças. O SUV de R$ 1.101.950 já adere a essa tendência. Começando pelo para-choque dianteiro, tem menos vincos e reentrâncias do que os carros a combustão (ou híbridos) da marca.
A falta de detalhes na carroceria não é apenas uma questão estética. O design simplificado tem como objetivo principal a minimização da resistência aerodinâmica. Não é por acaso que o coeficiente aerodinâmico (Cx) é tão baixo, registrando um impressionante 0,26, o que é considerado excelente para veículos utilitários. Para efeito de comparação, carros altamente eficientes geralmente têm coeficientes da ordem de 0,22.
Mesmo as maçanetas das portas desempenham um papel fundamental na otimização da aerodinâmica. Em vez de utilizar um puxador convencional, foram adotadas fendas com um botão para ativar as travas elétricas. Isso resulta em menos componentes, redução de peso e mínima interferência no fluxo de ar.
O iX M60 faz jus à letra M. Oferece prazer de condução e um elevado nível de desempenho. Foi claramente tranquilo, confortável e muito espaçoso. E dirigir ainda é divertido, então o motorista tem uma experiência sensorial que não esperava.
O que mais impressiona no iX é sua capacidade de aceleração, assim como sua agilidade nas retomadas. Graças ao torque instantâneo, uma característica dos veículos elétricos, as respostas ao pedal do acelerador são praticamente instantâneas. O motor, localizado na parte traseira, elimina a necessidade de uma caixa de câmbio, permitindo que os impressionantes 619 cv e incríveis 103,5 kgfm de torque sejam transmitidos diretamente para as rodas. Isso representa um aumento de 96 cv em relação à versão xDrive 50. Para ter uma ideia do desempenho, o iX M60 acelera de 0 a 100 km/h em apenas 3,8 segundos, o que é comparável ao desempenho de um X6 M Competition equipado com um motor V8 4.0 biturbo.
Para lidar com essa impressionante potência, a BMW incorporou uma bateria de grande porte, com uma capacidade de 105 kWh utilizáveis, tendo uma capacidade nominal de 111,5 kWh em uma arquitetura de 400V. Uma bateria de tal magnitude exige um carregador à altura. Portanto, é altamente recomendável ter um wallbox de 9,6 kW em casa ou no escritório para garantir que o veículo esteja sempre pronto para uso.
A BMW adotou algumas estratégias para aprimorar a sensação de desempenho e estabilidade durante a condução. Isso inclui o uso de rodas de 22 polegadas, uma medida que amplia a conexão com o solo, e uma direção elétrica com assistência variável mais responsiva. Em velocidades mais baixas, mesmo pequenos movimentos no volante são suficientes para alterar a trajetória, especialmente porque o eixo traseiro também é direcional. Essa medida técnica não apenas reduz o raio de giro, mas também torna o veículo mais ágil ao lidar com curvas.
O sistema de som é fornecido pela prestigiosa marca Bowers & Wilkins, composto por um total de 30 alto-falantes, que incluem tweeters nas portas, alto-falantes embutidos nos bancos e um subwoofer na parte traseira. Isso permite ao condutor selecionar a trilha sonora de sua preferência, com opções que variam de efeitos mais dramáticos a sons que evocam o ambiente de filmes de ficção científica.
A cabine incrivelmente silenciosa do M60 proporciona uma experiência sonora verdadeiramente cinematográfica. A BMW incorporou efeitos sonoros desenvolvidos em colaboração com o renomado produtor musical Hans Zimmer para enriquecer a experiência sensorial. Cada etapa, desde entrar no veículo até ligá-lo e acelerar, é acompanhada por um som distinto e cuidadosamente projetado.