O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, na última quarta-feira (20/9), alerta de grande perigo para a onda de calor que atinge ao menos 11 capitais do país. O aviso vale até às 18h desta terça-feira (26/9).
Em São Luís, segundo o Inmet, nesta segunda-feira, 25, a temperatura mínima deve ser de 23°C, com a máxima podendo chega a 31°C.
A previsão para o restante da semana é a seguinte
– Terça (26/9): mínima de 24°C e máxima de 30°C.
– Quarta (27/9): mínima de 24°C e máxima de 31°C.
– Quinta (28/9): mínima de 24°C e máxima de 31°C.
Uema orienta a população a enfrentar a onda de calor
Com a previsão de onda de calor para o Maranhão, o Núcleo de Geoprocessamento (Nugeo) da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) emitiu orientações para a população estar conscientizada e preparada para o período de baixa umidade e temperaturas elevadas.
– Evitar sair nos horários entre às 9h e às 15h, pois nesse período é quando ocorrem os maiores valores de temperaturas e a sensação térmica é mais incômoda.
– Evitar exposição solar direta em momentos de muito calor.
– Hidratação com o consumo de água e sucos naturais quando necessário.
– Usar roupas leves.
– O uso de protetor solar é recomendável.
– Evitar lugares abafados e não arejados.
A onda de calor em destaque tem previsão de perdurar até meados de outubro em sua forma mais intensa, porém, a temperatura no Maranhão (em sua forma tradicional), prossegue até o final de setembro no centro sul; e até dezembro no centro norte do estado (transição da estação seca para a chuvosa nos dois setores do estado).