A requalificação da MA-203, Estrada do Araçagi, está com mais de 70% dos serviços executados, e a conclusão é prevista para este semestre, de acordo com informações do Governo do Estado. Esta etapa contempla instalação de câmeras de videomonitoramento, sinalização horizontal, microrrevestimento da pavimentação e nova iluminação.
Com a requalificação, estão sendo instalados 22 novos pontos de ônibus na extensão da estrada, que vai pular de quatro para 26 paradas de embarque e desembarque em coletivos. 20 já estão prontas, conforme a gestão estadual, e haverá ainda a retirada de postes dos abigos.
“O cronograma segue a todo vapor, para garantir melhorias na mobilidade urbana e mais segurança a condutores e pedestres, que utilizam essa importante via da capital”, pontua o presidente da MOB, Adriano Sarney, que afirma: “A requalificação da MA-203 vai solucionar engarrafamentos, reduzir acidentes e melhorar as condições de tráfego”.
Realizada pelo Governo do Maranhão, a obra tem projeto feito pela Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB) e é executada pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra). “Trabalhamos em parceria nesta grande obra do Governo do Estado. A MOB é a idealizadora do projeto e a Sinfra, a executora”, explica o secretário da Infraestrutura, Aparício Bandeira.
No trecho que vai até o Olho d’Água, está sendo aplicado microrrevestimento na pavimentação asfáltica. Cada etapa concluída recebe sinalização horizontal, que vai orientar condutores e garantir melhor fluidez do tráfego. A via já conta com sinalização vertical (placas) e semafórica.
Os retornos de quadra estão quase todos concluídos, faltando somente a semaforização do retorno de quadra da Casa das Telhas.
Iluminação
Lâmpadas de maior potência estão sendo implantadas para melhorar a visibilidade noturna e garantir mais segurança ao trafegar pela via, informou o governo.
As lâmpadas passam de 100 para 150 watts entre quadras, e de 150 para 200 watts na pista principal.
Câmeras
O sistema conta com nove câmeras, sendo três de videomonitoramento, instaladas próximas aos cruzamentos do Sesi-Marista, Borracharia Paulista-Posto Atlântico e Potiguar; e seis radares de velocidade, instalados próximos à UPA e Casa das Telhas. Essas câmeras desempenharão papel fundamental na prevenção e resposta a acidentes de trânsito.