O Hospital de Traumatologia e Ortopedia do Maranhão (HTO), unidade de saúde gerenciada pelo Instituto Vida e Saúde (Invisa) realizou uma vasta programação referente ao Dia Mundial da Segurança do Paciente, como parte da programação do Setembro Laranja.
A atividade ocorreu nesta sexta-feira, dia 29, com relatos da experiência positiva sobre a implantação do Núcleo de Segurança do Paciente em um hospital de ortopedia de São Luís.
Os colaboradores do HTO ouviram os pacientes e fizeram orientações, com palestras da enfermeira Jhessica Gomes (NSP) e do enfermeiro Roque Costa (CCIH).
Foram abordados os principais módulos da segurança do paciente. Junto ao Núcleo da Qualidade e Núcleo Hospitalar de Epidemiologia, foi realizado um quiz de verdadeiro ou falso com os pacientes e acompanhantes, distribuição de cartilhas educativas e brindes.
Com 44 leitos clínicos e 10 leitos de UTI, o HTO é o segundo entre os hospitais públicos do Maranhão (o primeiro é Hospital Macrorregional de Timon) a contar com a assistência do Sírio-Libanês por meio do programa Tele-UTI. A instituição hospitalar paulista é um dos mais importantes centros de medicina do país, referência na América Latina.