Algumas das melhores marcas de amortecedores e sua funcionalidade

Ter um modelo de qualidade e realizar uma manutenção adequada proporciona conforto

Fonte: Da redação

Os amortecedores desempenham um papel vital em qualquer carro. Ter um modelo de qualidade e realizar uma manutenção adequada proporciona conforto e, mais importante, segurança tanto para o motorista quanto para os passageiros.

No entanto, para aqueles que não têm muito conhecimento sobre carros, escolher um bom modelo para substituição pode ser uma tarefa difícil. É por isso que hoje trazemos um guia rápido sobre essas peças tão importantes.

Além de fornecer uma visão geral das melhores marcas, vamos rever a utilidade dos amortecedores, e responder algumas perguntas frequentes.

O que fazem os amortecedores?

Os amortecedores são uma parte fundamental do sistema de suspensão do veículo. Esses componentes não apenas ajudam a absorver o impacto das irregularidades da estrada, mas também garantem que os pneus estejam sempre em contato com o solo.

Resumindo, o objetivo dos amortecedores é evitar os solavancos. Isso é especialmente importante ao enfrentar curvas, frear rapidamente e oferecer uma viagem mais confortável.

Algumas marcas de amortecedores

COFAP

Começaremos nossa lista com a COFAP, uma marca especializada em suspensão pertencente ao Grupo Magneti Marelli. Ela está entre os principais fabricantes do mundo e é especialmente popular e reconhecida no Brasil, Argentina e Estados Unidos.

A empresa tem um forte foco em pesquisa e desenvolvimento de peças automotivas, o que a mantém sempre na vanguarda. Isso permite oferecer produtos de alta qualidade para os principais fabricantes de automóveis.

COFAP se destaca por ter desenvolvido amortecedores que se ajustam automaticamente a diferentes situações, dependendo da velocidade do veículo e das irregularidades da estrada. Isso é possível graças à sua Válvula de Ação Progressiva, que proporciona segurança e conforto adaptados a cada circunstância.

MONROE

Nossa próxima empresa é a Monroe, uma das marcas de amortecedores mais vendidas no país. Da mesma forma que a COFAP, ela também possui tecnologia de amortecedores de ajuste automático, entre outros recursos destacados.

Seus componentes oferecem um controle preciso da direção, minimizando ruídos e vibrações do veículo. Além disso, contam com as mais recentes tecnologias de válvulas específicas para uma ampla variedade de veículos, se ajustando às características de suspensão e direção de cada carro.

Não podemos deixar de mencionar o modelo Monro-Matic Plus. Eles proporcionam um equilíbrio ideal entre conforto e controle para diversas situações na estrada, utilizando a tecnologia da Válvula Proporcional de Velocidade (VPV) que oferece amortecimento proporcional com base na velocidade do impacto do veículo na estrada.

NAKATA

Continuando com a Nakata, outra das empresas mais populares no país. Ela foi uma das pioneiras na fabricação de amortecedores pressurizados, além de ser líder em molas a gás para compartimentos de bagagem.

Com mais de meio século de presença no Brasil, a Nakata oferece uma linha completa de componentes para suspensão, transmissão, freios, motores e peças de motocicletas. Seus amortecedores contam com um sistema de parada hidráulica e uma válvula de tração especializada.

Ao combinar esses elementos, o sistema pode maximizar o controle e o conforto ao dirigir. Esses amortecedores utilizam a tecnologia Hidrogas, o que lhes confere qualidade ao longo de sua vida útil.

ACDELCO

Por último, temos a ACDELCO, uma das principais marcas da empresa norte-americana General Motors (dona da Chevrolet) e seu fabricante oficial de amortecedores. Com mais de um século de existência desde sua fundação em 1899 nos Estados Unidos, a ACDELCO está presente em mais de 60 países em quase todos os continentes (não descartamos a possibilidade de encontrá-la também na Antártida).

Cada um dos amortecedores ACDELCO atende rigorosamente aos altos padrões de qualidade da General Motors, oferecendo segurança comprovada e garantida.

Para os proprietários de Chevrolet ou outras subsidiárias da GM, os amortecedores ACDELCO são uma excelente opção, pois são peças originais da marca, garantindo compatibilidade máxima.

Quando devo substituir os amortecedores?

Pode ser difícil determinar exatamente quando é hora de substituir os amortecedores. Na verdade, a maioria dos motoristas nem mesmo pensa nisso até que ocorra algum problema.

Embora a maneira mais óbvia seja verificar a data recomendada no manual do fabricante para a substituição, existem alguns sinais que indicam que é hora de fazer a troca:

  • O veículo apresenta instabilidade na suspensão, inclinação ou raio de giro.
  • Se você perceber desgaste nos pneus que não condiz com o uso.
  • Ocorrem vazamentos (também chamados de gotejamento).
  • No caso de quebra de algum componente ou bucha. Isso é o mais comum, como mencionado anteriormente.
  • Quando o veículo “pula” ao passar por buracos na estrada.

Por que é importante usar peças originais?

Depois de discutirmos as marcas mais destacadas, não podemos deixar de enfatizar a importância do uso de peças originais. Vamos começar com as vantagens econômicas: optar por peças originais também contribui para manter o valor de revenda do seu veículo.

Os compradores geralmente valorizam peças originais, o que pode aumentar o atrativo (e o valor) do carro no mercado se você decidir vendê-lo.

Além disso, em termos de uso atual, as peças originais oferecem suporte técnico, garantia e assistência. Isso garante uma experiência pós-compra muito mais confortável e segura.

Por fim, no caso de peças tão fundamentais para a segurança ao volante, o uso de peças de baixa qualidade pode ter um custo muito alto a longo prazo: além de quebrarem com mais frequência, em alguns casos, podem causar danos graves, tanto ao motorista quanto a terceiros.

Embora tenhamos certeza de que qualquer uma das marcas recomendadas pode oferecer uma experiência confortável e segura, esperamos que você leve em consideração a importância da segurança do motorista e dos passageiros.