Homens armados do grupo palestino Hamas percorreram cidades israelenses neste sábado, matando e capturando civis e soldados em um ataque surpresa, que Israel enfrentou com ataques aéreos de retaliação em massa que mataram muitos palestinos na Faixa de Gaza.
O pior ataque a Israel em décadas desencadeou uma guerra que ambos os lados prometem aumentar. Pelo menos 200 israelenses foram mortos e 1.100 ficaram feridos em tiroteios que ocorreram em mais de 20 locais dentro de Israel. Em Gaza, as autoridades de saúde informaram que mais de 230 pessoas foram mortas e 1.600 ficaram feridas.
“Nosso inimigo pagará um preço que jamais conheceu”, disse o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu. “Estamos em uma guerra e vamos vencê-la.”
O líder do Hamas, Ismail Haniyeh, disse que o ataque que havia começado em Gaza se estenderá à Cisjordânia e a Jerusalém.
“Esta foi a manhã da derrota e da humilhação de nosso inimigo, de seus soldados e de seus colonos”, disse ele em um discurso. “O que aconteceu revela a grandeza de nossa preparação. O que aconteceu hoje revela a fraqueza do inimigo.”
Veja as fotos