Velocidade para levantar muita poeira e um show de belos saltos. A 2º Etapa do Maranhense de Rally Baja proporcionou mais um grande espetáculo para os amantes do esporte off-road. A competição, organizada pelo Maranhão Rally, aconteceu no último domingo (08), em um circuito fechado no Ilha Race, em Paço do Lumiar.
Em meio ao domingo de muito sol, as disputas foram ainda mais quentes no circuito fechado que contou com 6km de pista. Pilotos de motos e UTV´s esquentaram os motores e puderam acelerar ao máximo sem se preocupar com obstáculos pela frente, apenas com curvas e pontos na pista que proporcionaram belos saltos.
No Rally Baja, os competidores seguem a trilha sem planilhas, apenas com placas de sinalização. Vence o piloto que tiver os melhores tempos no somatório das 4 voltas. E nessa 2ª etapa a organização inovou no percurso como explica o diretor de provas do Maranhão Rally, Artur Carvalho.
“Na primeira etapa fizemos sentido anti-horário da pista e nessa segunda etapa fizemos sentido horário. A chegada e largada são dentro do terreno com toda segurança para pilotos e o público, que pode acompanhar as disputas da arquibancada. É uma competição para toda a família”, disse Artur.
Com o grid cheio nas motos e Utv´s, a organização da prova fez subdivisões em cada categoria. Motos ficou subdividida em: moto feminina; moto importada; moto nacional; moto nacional novato e moto over 40.
O percurso surpreendeu os competidores como analisa o piloto multicampeão nas Motos, Raul Lima. “Mesmo terreno, mas ao contrário, com dificuldade maior devido ao período seco. A pista surpreendeu. Foi bem legal. A minha estratégia deu certo. E, assim como na primeira etapa, consegui ficar com o primeiro lugar. Parabenizo sempre a organização pela prova que foi show”, analisa Raul que lidera o ranking da categoria Motos Importadas, no Campeonato Maranhense de Rally Baja.
Na categoria moto feminina, mas uma vitória de Natyele da Silva. “Foi uma prova totalmente diferente, percurso ao contrário, pista muito boa. Gostei bastante. Fica o convite para mais mulheres aceleram no Baja com a gente”, disse.
A categoria Utv´s, veículo utilitário multitarefas (uma mistura de carro com quadriciclo), a categoria foi subdivida em: Utv Pro; Utv Turbo; Utv Max; Utv Start.
Estreante na competição, piloto Thiago Hachem, campeão categoria UTV Start, também destacou a organização da prova. “Primeira vez que participo de uma competição com o UTV. Percurso muito bom, bem travado com curvas. Deu para acelerar bastante e se divertir também. O Maranhão Rally está de parabéns. Vamos para a próxima etapa”, disse Thiago.
No calendário de provas do Maranhão Rally, as próximas competições são: Etapa Dupla do Rally de Regularidade (03 e 04 de novembro, em Barreirinhas) e 3ª Etapa Rally Baja (09 de dezembro, em São Luís). Patrocinam as competições do Maranhão Rally o Governo do Estado e Monster Energy, por meio da Lei Estadual de Incentivo ao esporte.
CLASSIFICAÇÃO FINAL 2ª ETAPA MARANHENSE DE RALLY BAJA
MOTO IMPORTADA
1º RAUL LIMA
2º JUNIOR SUCATA
3º MARCELO MEDEIROS
MOTO NACIONAL
1º GARGAMEL
2º GUSTAVO TRIPA
3º LEONARDO CABRAL
MOTO NACIONAL NOVATO
1º MAILSON
2º REIZINHO
3º IGOR PIPIRÃO
MOTO OVER 40
1º FRANCIVALDO DOIDINHO TF
2º MICHAEL BIAL
3º MARCIO SOUSA
MOTO FEMININA
1º NATYELE
2º ANA CAROLINA
3º THAIS
4º JACIARA SANTOS
UTV TURBO PRO
1º MARCELO MEDEIROS
2º GERALDINHO
3º ANTONIO ATAIDE PEZAO
UTV TURBO
1º GERALDINHO
2º JANIO MATSUNAGA
3º PETERSON
UTV MAX
1º ANTONIO ATAIDE PEZAO
2º LUIZ TARQUINIO
3º MANOEL VICTOR
UTV START
1º THIAGO HACHEM
2º MELISSA MATSUNAGA
3º FELIPE LIMA