Nesta terça-feira (17), o deputado Carlos Lula foi convidado para participar das comemorações do aniversário de seis anos de funcionamento do Hospital de Traumatologia e Ortopedia (HTO), unidade São Luís gerenciada pelo Instituto Vida e Saúde (INVISA), e aproveitou para conversar com pacientes, acompanhantes e profissionais.
“O HTO deixou de ser uma referência apenas como hospital e se transformou em uma marca de bons serviços prestados para a população maranhense. As pessoas querem ir ao HTO, pois sabem que a unidade é um lugar de cuidado e atenção, que vai além do tratamento. Agora, como deputado estadual, gostaria de pedir ao governador Carlos Brandão a expansão do HTO, que é uma demanda atual e, com certeza, um presente necessário para a unidade”, disse Carlos Lula.
De 2017 até o momento, o hospital realizou mais de 20 mil cirurgias e garantiu 106 mil consultas ortopédicas, cardiológicas e bucomaxilo. A unidade também realizou 354 mil exames laboratoriais, 109 mil radiografias, 40 mil tomografias e mais de 8 mil ultrassonografias.
“Os números do HTO são um recorde para qualquer unidade do nosso tamanho e do nosso porte. A pergunta que sempre fazemos nesse momento é: onde estariam esses pacientes se não existisse o HTO? Essa unidade é um orgulho muito grande para toda a população maranhense, para todos esses 20 mil pacientes que foram muito bem acolhidos, pois somos o hospital mais bem avaliado do Brasil com 97% de nota bom e ótimo do usuário e um legado deixado pelo ex-secretário Carlos Lula e pelo ex-governador Flávio Dino”, destacou o chefe da Ortopedia do HTO, Newton Gripp.
O HTO de São Luís dispõe de 46 leitos, sendo 10 para Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Entre os serviços de cirurgias mais realizados estão o de ombro e cotovelo, joelho, quadril, mão, pé e tornozelo, trauma, ortopediatria e bucomaxilos.