Embora os carros elétricos ainda não sejam acessíveis para a maioria dos brasileiros (o modelo mais econômico custa quase R$ 120 mil), muitos têm demonstrado interesse nesse campo. Afinal, a capacidade de recarregar as baterias em casa, semelhante ao que ocorre com os celulares, e a perspectiva de deixar para trás as idas aos postos de combustíveis têm conquistado um número crescente de entusiastas. Mas, até que distância é possível percorrer com um veículo movido a eletricidade?
Em julho, o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), incluiu lançamentos e novas versões de veículos, como Audi e-tron GT e BYD Dolphin. “Com a tabela, a sociedade conhece os modelos e versões com menor consumo em determinada categoria”, afirma o presidente do Inmetro, Márcio André Brito.
Como é a medição?
Em janeiro, o Inmetro implementou alterações nas diretrizes da tabela do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV). Agora, o método de medição da autonomia dos veículos elétricos apresenta um novo índice, que efetivamente reduz em cerca de 30% o alcance declarado pelas fabricantes. Anteriormente, eram utilizados os ciclos WLTP, EPA e NEDC para essa finalidade. O objetivo declarado pelo órgão é proporcionar um cálculo mais preciso e realista da duração das baterias.
Veja a tabela dos 10 modelos com maior autonomia, segundo o PBEV:
1º) BMW iX xDrive50: 528 km
2º) BMW i7 xDrive60: 479 km
3º) BMW iX M60: 431 km
4º) BMW i4 40: 422 km
5º) Mercedes-Benz EQS 450: 411 km
6º) Chevrolet Bolt: 390 km
7º) Ford Mustantg Mach-E GT: 379 km
8º) Chevrolet Bolt EUV: 377 km
9º) Mercedes-Benz AMG EQS 53 M: 373 km
10º) BYD Seal: 372 km