I Festival Rei Buriti fomenta a cultura e a economia em Barreirinhas

O evento conta com uma programação diversificada, incluindo música ao vivo, desfiles de modelos vestindo peças feitas à mão, entre outras atrações.

Fonte: Da Assessoria


Nos dias 26, 27 e 28 de outubro, o Centro de Artesanato de Barreirinhas se tornará no palco do 1º Festival Rei Buriti.

O buriti é uma matéria-prima versátil que serve de base para uma variedade de produtos, desde pratos tradicionais e doces até a criação de peças de artesanato únicas, como bolsas, sandálias, colares, chapéus, dentre outros.

O Festival tem como objetivo principal fomentar o turismo e impulsionar a economia local, destacando a riqueza cultural e econômica que o buriti representa. O evento também será um convite à reflexão dos convidados sobre a importância da preservação dos buritizais e sua biodiversidade, e principalmente a respeito das pessoas e comunidades que abrigam o fruto e tiram dele o seu sustento.

O evento conta com uma programação diversificada, incluindo música ao vivo, desfiles de modelos vestindo peças feitas à mão, exibição de documentários que exploram a importância do buriti, exposições artísticas, oficinas de gastronomia e artesanato, além de rodas de conversa com especialistas. Os participantes ainda terão a oportunidade de adquirir comidas típicas, doces tradicionais e artesanato local diretamente das artesãs.

O I Festival Rei Buriti é uma iniciativa das artesãs do Centro de Artesanato de Barreirinhas, em parceria com a Prefeitura de Barreirinhas, AGERP, IFMA, SEBRAE, Superintendência Estadual de Turismo e Instância de Governança Lençóis.

SOBRE O FESTIVAL:

Data: 26, 27 e 28 de outubro.

Local: Centro de Artesanato de Barreirinhas.

Programação:

– Música ao vivo, desfiles, documentários, rodas de conversa, comercialização de produtos locais;

– Oficinas Artesanais: Retirada da Fibra do Buriti; Cozimento da fibra do buriti;

-Tintura da Fibra do Buriti, Como Tecer a Rede de Buriti, Como Tecer o Mamucabo;

-Confecção de produtos de fibra de buriti produzidos com a técnica do crochê;

– Oficinas Gastronômicas: Massa artesanal de Buriti, Doces e Compotas do Buriti;

-Exposição Permanente dos alunos IFMA, Exposição Permanente dos alunos das escolas municipais, Roda de Conversa: Uso sustentável do Buriti, Palestra: Acesso ao mercado do Artesanato;

-Exposição permanente: Mostra de documentários e vídeos sobre o buriti;

-Exposição Permanente de venda de suco e derivados do buriti.