Em uma ação inédita no Maranhão, até o dia 26 de outubro estão abertas as inscrições para o curso de Formação de Empreendedores-Anjos idealizado pelo Sebrae para capacitar empresários, profissionais liberais e pessoas que desejam investir em empresas nascentes e de base inovadora, com alto potencial de crescimento no mercado, especialmente as startups.
Considerados fundamentais para impulsionar negócios aptos ao processo de abertura de capital e captura de investimentos, os investidores-anjos recebem esse nome por dedicarem tempo e recursos para o desenvolvimento de novas empresas, assegurando suporte financeiro para a consolidação da inovação como diferencial, fomentando o mercado de startups.
O curso tem como foco justamente o estímulo à formação de novos investidores no Maranhão, estado onde a inovação vem tendo relevância crescente. A capacitação baseia-se em uma metodologia desenvolvida pelo programa Capital Empreendedor, do próprio Sebrae, em parceria com a Harvard Business School Alumnni Angels of Brazil, com as inscrições se encerrando nesta quinta, 26 de outubro.
Conhecimentos – O curso vai proporcionar conhecimentos sobre o que é um investidor-anjo, enfatizando alternativas para que a realização dos investimentos seja mais assertiva e lucrativa. Entre os conteúdos que serão trabalhados, estão: como funciona o mercado de investimento, as estratégias para identificar startups com alto potencial de mercado, erros e acertos na hora de investir e os principais termos que são relacionados a um contrato de investimento.
Conforme explica o gerente da Unidade de Inovação e Tecnologia do Sebrae no Maranhão, César Guimarães, trata-se de uma ação pioneira no Maranhão, voltada para pessoas com experiência empresarial, que possuam capital e interesse em realizar investimentos iniciais em negócios inovadores. “A ideia é ampliar o número – ainda pequeno – de investidores-anjos, Mas também, representa um investimento em ações para fortalecer o mercado de startups no Maranhão e de incentivo o aporte de recursos em soluções inovadoras criadas por empreendedores locais, fomentando a inovação no estado e fortalecendo o ecossistema estadual”, acrescenta o gerente.
Além disso, ele destaca que o papel desses investidores vai muito além do aporte de recursos. “O investidor-anjo é uma espécie de mentor, que compartilha experiências de gestão de negócios, sua rede de contatos e também investe financeiramente”, reforça Guimarães.
Como se inscrever – O processo de inscrição e seleção dos candidatos é dividido em duas fases. A primeira, consiste no preenchimento do questionário de inscrição, realizada no endereço https://www.worldlabs.org/