SÃO LUÍS – Nos dias 9 e 10 de novembro, a capital maranhense recebe a primeira edição do “Construa Maranhão”, iniciativa do Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Estado do Maranhão (Sinduscon-MA) e da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC). Na programação estão palestras e painéis, em formato presencial, sobre tendências da Construção Civil e do Mercado Imobiliário, empreendedorismo, cenário econômico, sustentabilidade e meio ambiente, inovação, entre outros.
O evento, realizado pela primeira vez no Maranhão, fará parte da programação da Expo Indústria Maranhão com o apoio do Sistema FIEMA e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Trata-se de um espaço de debate e inovação, além de promover a integração da agenda nacional e regional do setor. “O mais importante é a união da cadeia produtiva da Construção. O “Construa Maranhão” aproxima e cria uma sinergia entre os diferentes atores do setor”, afirma o presidente do Sinduscon-MA, Fábio Nahuz, que também é vice-presidente executivo da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA). Ao todo, serão mais de 10 entidades participantes.
Além do conhecimento técnico, a iniciativa também reafirma a força da Construção Civil como carro-chefe na retomada da economia no pós-pandemia. “Nosso setor é a mola propulsora para a recuperação da economia brasileira. Quando a construção está aquecida, todos os serviços ligados a ela recebem um impacto positivo. A Construção Civil precisa ser vista pelo que ela representa, sua importância econômica e social para o país”, destaca Nahuz.
Apenas em São Luís, o setor gerou, nos primeiros oito meses do ano, 11.719 novas contratações de emprego com carteira assinada, elevando para 28.066 o estoque de trabalhadores na construção na capital, em agosto de 2023.
O presidente da FIEMA, Edilson Baldez, ressalta a importância dos empresários e empreendedores estarem atentos a esse mercado. “Essa 1ª edição do “Construa Maranhão” vem para fortalecer ainda mais esse setor, oferecendo a oportunidade, especialmente para pequenos negócios ligados à cadeia produtiva da Construção, de conhecerem novas demandas do mercado e identificarem soluções estratégicas para alcançar melhores resultados e se tornarem mais competitivos”, afirma.
A expectativa é de reunir cerca de mil pessoas, incluindo especialistas, empresários e profissionais do setor da construção, além de dirigentes e representantes de entidades parceiras do Sinduscon-MA e da CBIC. Durante os dois dias de “Construa Maranhão”, os participantes terão acesso a uma vasta programação, que inclui eventos consagrados como o “Painel do Mercado Imobiliário”, o “Painel de Loteamentos” e o “Painel de Materiais e Tecnologia”, todos promovidos pelo Sinduscon-MA.
As palestras serão realizadas no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, no Multicenter Negócios e Eventos. As inscrições para a Expo Indústria Maranhão estão disponíveis no site www.expomaranhãoma.com.br e já as inscrições para o “Construa Maranhão” devem ser feitas no site do Sympla.
PROGRAMAÇÃO DO “CONSTRUA MARANHÃO”
DIA 9/11
10H30 A0 MEIO-DIA – PLENÁRIA
Tema: Saneamento: Saúde e Meio Ambiente
Palestrantes: Renato Correia, Carlos Eduardo Lima Jorge, Marcos Saes e Fábio Nahuz
14h às 15h20 – COINFRA E CMA
Tema: Nova Lei de Licitações de Obras Paralisadas
Palestrantes: Carlos Eduardo Lima Jorge, Drª Angélica Petian e Marcos Saes
15h30 às 17h – COIC
Tema: Plano de Investimentos no Segmento de Obras Industriais e Corporativas
14h30 às 15h30 – CONJUR
Tema: Ações Temerárias no Minha Casa Minha Vida
Palestrantes: Fernando Guedes Ferreira Filho e Ulisses César Martins de Sousa
14h30 às 15h30 – CRS
Tema: Inclusão Produtiva de Mulheres na Indústria da Construção: Rompendo Barreiras e Construindo o Futuro
Palestrantes: Ana Cláudia Gomes e Grácia Fágala
14h30 às 15h30 – COMAT
Tema: O Construa Brasil e o Incentivo à Digitalização da Indústria da Construção
DIA 10/11
10H30 AO MEIO-DIA – PLENÁRIA
Tema: Saneamento: Principais temas da agenda MCMV
14H ÀS 15H20 – CHIS
Tema: Pesquisa MCMV
15H30 ÀS 17H – CPRT
Tema: Os Desafios com as Novas Gerações de Trabalho