Copa do Mundo de Basquete FIBA 2023: confira os destaques do campeonato

A Copa do Mundo de Basquete FIBA 2023 foi uma competição recheada de emoções, com jogos bem interessantes

Fonte: Da redação
Foto: Unsplash.com

Copa do Mundo de Basquete FIBA 2023: confira os destaques do campeonato

A Copa do Mundo de Basquete FIBA 2023 foi uma competição recheada de emoções, com jogos bem interessantes, diversas estrelas em ação e muitas jogadas para entrar para a história.

Porém, o resultado surpreendeu quem fez palpites no campeonato na Betsson Brasil, já que a Alemanha, campeã inédita, não era a favorita para a conquista. Em contrapartida, com uma campanha perfeita, conquistaram o primeiro título mundial da sua história.

E por falar em história, pela primeira vez a competição contou com sede tripla, no Japão, na Indonésia e nas Filipinas. Ao todo, 700.665 torcedores assistiram aos 92 jogos, mas o recorde de público foi na abertura.

Na Philippine Arena, em Filipinas, 38.115 pessoas estiveram presentes para ver a seleção da casa encarar a República Dominicana, maior público da história da Copa do Mundo FIBA.

EUA não teve favoritismo esperado e viu título inédito alemão

Os Estados Unidos apostou em um time repleto de jogadores da NBA, mas não as principais estrelas, como Curry e LeBron James. Mesmo assim, tinha um time de peso, com nomes como: Mikal Bridges (Brooklyn Nets); Jalen Brunson (New York Knicks); Anthony Edwards (Minnesota Timberwolves); Brandon Ingram (New Orleans Pelicans); Jaren Jackson Jr. (Memphis Grizzlies); Bobby Portis (Milwaukee Bucks) e Austin Reaves (Los Angeles Lakers).

Antes da competição começar, as cotações nas casas de apostas eram as seguintes para o título:

  1. Estados Unidos: +145 (aposte $10 para ganhar $16,90 no total)
  2. Canadá: +600 (aposte $10 para ganhar $70 no total)
  3. Alemanha: +800 (aposte $10 para ganhar $90 no total)
  4. Eslovênia: +900 (aposte $10 para ganhar $100 no total)
  5. Sérvia: +1500 (aposte $10 para ganhar $160 no total)

Em quadra, mesmo com altos e baixos, os americanos chegaram na semifinal. Porém, caíram para a Alemanha por 113 a 111. Do outro lado, a Sérvia também surpreendeu e eliminou o Canadá de Shai Gilgeous-Alexander, com vitória por 95 a 86. Na decisão, deu Alemanha por 83 a 77.

O desempenho do Brasil

O Brasil não conseguiu a vaga olímpica. Para isso, precisava ficar entre os dois melhores do continente, mas bateram na trave e com isso precisam disputar o pré-Olímpico.

Na primeira fase, vitórias sobre Costa do Marfim e Irã, mas com a derrota para a Espanha, avançaram em segundo. Já na 2ª fase, triunfo sobre o Canadá na abertura. Com isso, enfrentou a Letônia precisando de um triunfo para avançar para as quartas de finais, mas a dura derrota resultou na eliminação. 

Bruno Caboclo e Yago foram os principais nomes da equipe brasileira, inclusive, figurando na lista do top 10 de melhores atletas da competição, enquanto estiveram em ação.

Os destaques da Copa do Mundo FIBA 2023

Grande líder da Alemanha na campanha histórica que resultou no título inédito, o armador Dennis Schroder teve média de 19.1 pontos, 6.1 assistências e 1.4 roubo de bola por jogo. Na final foram 28 pontos contra a Sérvia. Com o seu desempenho, foi eleito o MVP da competição.

Além deles, foram premiados:

  • Melhor técnico – Luca Banchi (Letônia)
  • Melhor Defensor – Dillon Brooks (Canadá)
  • Estrela Jovem – Josh Giddey (Austrália) 

O time ideal da competição ficou: Dennis Schroder (Alemanha); Luka Doncic (Eslovênia); Shai Gilgeous-Alexander (Canadá); Bogdan Bogdanovic (Sérvia) e Anthony Edwards (EUA).

Fechar