Bastará olhar para três temporadas atrás e compreender como o time do Bragantino conseguiu subir tão rapidamente no “ranking” do futebol brasileiro. Desde sua subida da Série B, esse que é o novo time do Red Bull conseguiu se manter forte nas duas primeiras temporadas. Contudo, é nessa terceira, dentro do maior escalão do futebol nacional, que mais está surpreendendo. À data dessa redação, Bragantino está em segundo lugar e lutando de igual para igual pelo título nacional.
Por vezes, essa subida tão repentina até só parecia possível em jogos eletrônicos, como naquelas apostas por eSports que já pode realizar em alguns operadores. Porém, a realidade do futebol do Red Bull Bragantino está bem presente, levando a acreditar sua apaixonada torcida que o sonho de fazer história é realmente possível. Assim, fará todo o sentido que possamos rever um pouco essa caminhada impensável, nesse que é um dos Campeonatos mais competitivos de todo o mundo do futebol.
Como Bragantino se reerguer da Série B para lutar pelo título?
Não restam grandes dúvidas que o maior catalisador para toda essa subida repentina está no orçamento potencializado pelos seus compradores em 2019: Red Bull. Após casos de enorme sucesso no futebol europeu, mas também na MLS, os responsáveis por uma das maiores marcas de refrigerantes do planeta, também quiseram apostar forte no futebol brasileiro. Para tal, escolheram o projeto do Bragantino, um time que até já tinha estado na primeira divisão do futebol brasileiro.
Assim, com um orçamento que era várias vezes superior à maioria dos times da Série B, logo no primeiro ano o agora Red Bull Bragantino conseguiu subir de divisão com uma vantagem histórica. De imediato, se percebeu que esse projeto não seria apenas uma manobra de propaganda. Isto sendo que foram os próprios responsáveis e donos do Bragantino que garantiram que os novos donos tinham como ambição deixarem uma forte marca no Brasileirão Série A. Contudo, quem poderia imaginar que fosse tão cedo?
Terceira temporada já será de sucesso para Bragantino na Série A?
Bastará relembrar a primeira temporada de Bragantino na Série A para se reverem muitos comentários garantindo que essa transição para o mais alto escalão do futebol brasileiro não seria tão fácil, quanto de injetar muito dinheiro. Porém, o que se tem verificado é um rápido crescimento do time de Bragantino desde essa temporada de estreia, até agora.
Assim, se nessa primeira temporada, na maioria das jornadas, o time do Bragantino estava “sobrevivendo” a poucos pontos acima de rebaixamento, sua segunda temporada de regresso à Série A já foi bem diferente. Tendo ficado na primeira metade da tabela classificativa, a verdade é que essa sua temporada foi tão positiva e de crescimento que até conseguiu garantir o apuramento para a Copa Sul Americana.
No entanto, foi precisamente nessa atual temporada que Bragantino conseguiu justificar seu forte investimento no elenco de futebol profissional, especialmente nesses últimos 3 anos. Já com algumas vitórias surpreendentes contra times históricos do futebol nacional, a realidade é que já poucos estão descartando o poder do Bragantino, especialmente em seus jogadores mais jovens.
Qual será a estratégia da Red Bull para o time de Bragantino?
Analisando o que se passa com outros times dessa empresa, como Leipzig, Salzburg ou New York, a realidade é que não só lutar por títulos é o objetivo dessa marca austríaca. Na realidade, além de pretender dominar essas respetivas Ligas, os responsáveis sempre tiveram uma política de investimento em talentos jovens.
O objetivo é que não só possam extrair qualidade dentro dos gramados, mas também garantirem que têm algumas das principais joias do muito rico Brasileirão, em termos de talento. Será assim muito provável que as próximas grandes vendas para a Europa de jovens talentos possam ser da autoria de Bragantino.