Publicidade
Carregando anúncio...

Acima da média nacional, Maranhão apresenta terceiro maior volume de serviços do Nordeste

Dados dão da pesquisa Mensal de Serviços (PMS) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Fonte: Redação / Assessoria

Segundo pesquisa Mensal de Serviços (PMS) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Maranhão apresentou um bom desempenho no setor de serviços, com variação de 1,3% no volume de trabalhos comparando setembro com o mês anterior, enquanto o país registrou -0,3%. O percentual coloca o estado como o terceiro estado do Nordeste em crescimento, atrás apenas do Piauí (2,9%) e do Ceará (1,9%).

Acima da média nacional, Maranhão apresenta terceiro maior volume de serviços do Nordeste (Foto: Divulgação)

O volume de serviços no estado também é maior que o mesmo período do ano passado, quando o Maranhão teve uma variação de 3,3%, enquanto a média nacional ficou em -1,2%. Na variação acumulada nos últimos 12 meses, o estado registrou um crescimento de 9,2% no volume de serviços enquanto a média nacional ficou em 4,4%. Já no acumulado do ano, a variação foi de 9,4% no estado e a média nacional foi de 3,4%.

A análise positiva também se estende à receita nominal gerada pelos serviços. De acordo com a PMS, o Maranhão apresentou um crescimento de 2% em relação a agosto e 7,6% em relação a setembro do ano passado. No acumulado do ano, que considera o mesmo período do ano anterior, a variação é de 11,6% e o acumulado dos últimos 12 meses fica em 12,5%; os dois percentuais são superiores à média nacional que ficou em 7,3% e 8,7%, respectivamente.

De acordo com o secretário de Estado da Indústria e Comércio, Júnior Marreca, a pesquisa do IBGE reforça o caminho realizado pela gestão estadual para atração de investimentos e desenvolvimento do Maranhão, com a união do capital privado com a estrutura pública garantida pelo governo.

“É mais um número positivo que a gente comemora. Esse volume de serviços significa dizer que o Maranhão está crescendo, gerando emprego e renda na sua base. Então isso é fruto do trabalho do Governo Carlos Brandão. A atração de investimentos aqui no estado contribui para isso, assim como o volume de empresas que estão se instalando e a força portuária que temos. Enfim, as políticas de governo e o trabalho integrado das secretarias e órgãos colabora para esse impacto na nossa economia”, pontuou o secretário.

Fechar