A onda de calor que atinge boa parte do Brasil fez as temperaturas dispararem. E, na mesma velocidade que os termometros sobem, uma dúvida vem à tona do consumidor: usar o ar-condicionado do carro no máximo aumenta o consumo de combustível?
A resposta, para alívio do bolso (e do calor) é não, conforme Pedro Luiz Scopino, mecânico e dono da oficina Auto Mecânica Scopino esclarece que esclarece: independentemente da velocidade do ventilador, o consumo de combustível é o mesmo.
“Quando você liga o ar-condicionado, o compressor é acionado e, de fato, rouba um pouco de carga do motor. Antigamente, o aumento de consumo era 10%, hoje, é menos de 5%. Mas a velocidade e a temperatura não têm a ver com o compressor. A intensidade do vento é controlada por um ventilador elétrico e não está associada ao compressor”, esclarece.
Ou seja, se o calor apertou, ligar o ar-condicionado na velocidade mínima, intermediária ou máxima não fará diferença no consumo do veículo.
O mesmo vale para a temperatura. Scopino explica. “A temperatura é regulada aumentando ou diminuindo a quantidade de água quente no circuito e também não tem relação com o funcionamento do compressor”.