49 novos aspirantes ingressam na Polícia Militar do Maranhão

Pelos próximos seis meses, os aspirantes passarão por um estágio probatório, e depois serão promovidos a 2º Tenente.

Fonte: Redação / Assessoria

Após três anos e meio de uma jornada desafiadora, 49 jovens concluíram Curso de Formação de Oficiais (CFO) da Polícia Militar do Maranhão (PMMA). O momento foi marcado por uma solenidade que reuniu familiares, amigos e autoridades no Quartel do Comando Geral da Polícia Militar, localizado no Calhau, em São Luís (MA), de onde os formandos saíram aspirantes a oficiais da corporação.

Mais uma turma do Curso de Formação de Oficiais é concluída e 49 novos aspirantes ingressam na PMMA (Foto: Divulgação)

Esta é a 26ª turma do CFO, que acontece há, pelos menos, 30 anos em parceria com a Universidade Estadual do Maranhão (Uema), que concede a cada formando o título de bacharel em Segurança Pública. Pelos próximos seis meses, os aspirantes passarão por um estágio probatório e, somente após isso, receberão a promoção ao primeiro posto da Polícia Militar, o de 2º Tenente.

Antes de se tornarem aspirantes a oficiais e bacharéis em Segurança Pública, os jovens são cadetes da Academia de Polícia Militar Gonçalves Dias. Eles passam pelas mais diversas situações para aprender técnicas que devem ser dominadas por um policial militar em início de carreira. Além da prática e de simulações realísticas, também precisam aprender grande arcabouço teórico para exercer o posto de oficial com ética e humanidade.

Além das disciplinas dos núcleos comuns, específico e livre, destinadas aos três anos e meio do curso, eles passam, ainda, pelo estágio prático supervisionado para cadetes, que é realizado nas unidades da região metropolitana de São Luís e no interior do estado.

Como iniciar na carreira

O ingresso do aluno no Curso de Formação de Oficiais (CFO) acontece por meio do Processo Seletivos de Acesso à Educação Superior (Paes) e é fruto do convênio de mútua cooperação técnico-cientifica firmado com a Universidade Estadual do Maranhão (Uema).

O curso tem a duração de três anos e meio com aulas ministradas na Academia de Polícia Militar Gonçalves Dias (APMGD). Durante o CFO, são ministradas disciplinas de gestão, comando, além de disciplinas operacionais e práticas relacionadas à atividade policial militar. Em 30 anos de existência, mais de 800 já foram formados.

Fechar