Prefeita de Pedreiras é investigada por supostos atos de improbidade administrativa

Ela é investigada por uso de dinheiro público em propriedade privada em pelo menos duas situações.

Fonte: Com informações do MPMA

O Ministério Público estadual, por meio da Promotoria de Pedreiras, investiga a prefeita do município, Vanessa Maia, por supostos atos de improbidade administrativa. A investigação acontece a menos de um ano das eleições municipais de 2024 e, dependendo do resultado, pode influir na sucessão, mudando o jogo político na cidade.

Prefeita Vanessa Maia é investigada por supostos atos de improbidade administrativa (Foto: Reprodução)

A prefeita é acusada de improbidade administrativa, por suposto uso de dinheiro público em propriedade privada em pelo menos duas situações. Um resultado desfavorável poderá causar o afastamento da prefeita, com possível condenação à devolução dos valores supostamente gastos de forma irregular. E também poderia tornar a prefeita inelegível por oito anos.

Em seu lugar, no caso, assumiria o vice-prefeito Walber Rodrigues, um médico que, neste cenário, inclusive, poderia ser candidato a reeleição.

Um dos casos investigados é relacionado a um terreno com documento de doação suspeita em propriedade privada. Trata-se da unidade básica de saúde do povoado Pau D’Arco, na zona rural de Pedreiras. O terreno, onde consideráveis somas teriam sido gastas para a obra, “foi doado pelo proprietário”, conforme o próprio site da prefeitura, que informa os valores e a doação. No entanto, a doação seria irregular, pois a pessoa que a não teria propriedade legítima do terreno, que é objeto de um inventário familiar e só poderia ser doado com a autorização de todos os familiares envolvidos.

Uma outra situação que pesa contra Vanessa Mata envolve uma obra do campo do bairro Mutirão, na sede do município. O serviço chegou a ser anunciado e iniciado pelo ex-secretário de Estado da Indústria, Comércio e Energia, Simplício Araújo, mas não teve continuidade, supostamente por questões políticas.

A questão, conforme investiga a promotoria de Pedreiras, é que o campo de futebol do bairro Mutirão não seria público e pertenceria a uma associação privada de moradores do bairro. Nesse caso, só poderia receber dinheiro público se houvesse uma doação da área para a prefeitura.

Os recursos privados que iriam ser utilizados no bairro, levantados pelo então secretário Simplício Araújo, acabaram indo para a construção da estrutura do campo de futebol do povoado Morro dos Caboclos, em Trizidela do Vale.

Além dos gastos já realizados supostamente de forma ilegal, a prefeitura estaria licitando a obra do campo incluindo uma pequena praça, por meio de edital de tomada de preços T.P 002/2023, revogada por interesse da prefeitura.

A investigação do MP, caso as denúncias sejam comprovadas, pode responsabilizar também os vereadores de Pedreiras, aos quais caberia tomar medidas para a proteção do erário público municipal.

Fechar