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Gestão Financeira: Escopo, Objetivos e Importância

Com uma gestão financeira eficaz, todos os funcionários sabem para onde a empresa está indo, e eles têm visibilidade do progresso

Fonte: Da redação

No mundo dos negócios, a gestão financeira é a prática de gerenciar as finanças de uma empresa de forma que permita seu sucesso e conformidade com as regulamentações. Isso exige tanto um plano de alto nível quanto a execução no dia a dia.

O Que é Gestão Financeira?

No seu núcleo, a gestão financeira é a prática de elaborar um plano de negócios e, em seguida, garantir que todos os departamentos mantenham-se alinhados a ele. Uma sólida gestão financeira permite que o CFO ou VP de Finanças forneça dados que apoiam a criação de uma visão de longo prazo, informa decisões sobre onde investir e produz percepções sobre como financiar esses investimentos, liquidez, rentabilidade, disponibilidade de caixa e mais.

O software ERP pode ajudar as equipes financeiras a alcançar esses objetivos: Um sistema de gestão financeira combina várias funções financeiras, como contabilidade, gestão de ativos fixos, reconhecimento de receita e processamento de pagamentos. Integrando esses componentes chave, um sistema de gestão financeira garante visibilidade em tempo real sobre o estado financeiro de uma empresa, ao mesmo tempo que facilita operações diárias, como os processos de fechamento de período.

Objetivos da Gestão Financeira

Baseando-se nesses pilares, os gestores financeiros ajudam suas empresas de várias maneiras, incluindo, mas não se limitando a:

  • Maximizar lucros: Fornecer percepções sobre, por exemplo, o aumento dos custos de matérias-primas que podem desencadear um aumento no custo dos bens vendidos.
  • Acompanhar liquidez e fluxo de caixa: Garantir que a empresa tenha dinheiro suficiente em caixa para cumprir suas obrigações.
  • Assegurar conformidade: Manter-se atualizado com regulamentações estaduais, federais e específicas do setor.
  • Desenvolver cenários financeiros: Baseados no estado atual do negócio e em previsões que assumem uma ampla gama de resultados com base em possíveis condições de mercado.
  • Gerenciar relacionamentos: Lidar eficazmente com investidores e conselhos de administração.

No final das contas, trata-se de aplicar princípios de gestão eficazes à estrutura financeira da empresa.

Âmbito da Gestão Financeira

A gestão financeira abrange quatro áreas principais:

  1. Planejamento: O gestor financeiro projeta quanto dinheiro a empresa precisará para manter um fluxo de caixa positivo, alocar fundos para crescer ou adicionar novos produtos ou serviços e lidar com eventos inesperados, e compartilha essas informações com colegas de negócios. O planejamento pode ser dividido em categorias, incluindo despesas de capital, T&E (Viagens e Despesas) e força de trabalho, bem como despesas indiretas e operacionais.
  2. Orçamentação: O gestor financeiro aloca os fundos disponíveis da empresa para cobrir custos, como hipotecas ou aluguéis, salários, matérias-primas, T&E dos funcionários e outras obrigações. Idealmente, restará algum montante para reservar para emergências e financiar novas oportunidades de negócios. As empresas geralmente têm um orçamento mestre e podem ter subdocumentos separados cobrindo, por exemplo, fluxo de caixa e operações; os orçamentos podem ser estáticos ou flexíveis.
  3. Gerenciamento e Avaliação de Riscos: Executivos das linhas de negócio contam com seus gestores financeiros para avaliar e fornecer controles compensatórios para uma variedade de riscos, incluindo:
  • Risco de Mercado: Afeta os investimentos da empresa e, no caso de empresas públicas, a elaboração de relatórios e o desempenho das ações. Também pode refletir riscos financeiros específicos da indústria, como uma pandemia afetando restaurantes ou a mudança do varejo para um modelo direto ao consumidor.
  • Risco de Crédito: Os efeitos de, por exemplo, clientes não pagando suas faturas a tempo e, assim, a empresa não ter fundos para cumprir obrigações, o que pode afetar negativamente a solvência e a avaliação, o que dita a capacidade de tomar empréstimos a taxas favoráveis.
  • Risco de Liquidez: As equipes financeiras devem acompanhar o fluxo de caixa atual, estimar as necessidades futuras de caixa e estar preparadas para liberar capital de giro conforme necessário.
  • Risco Operacional: Esta é uma categoria abrangente e nova para algumas equipes financeiras. Pode incluir, por exemplo, o risco de um ataque cibernético e se deve-se adquirir seguro cibernético, quais planos de recuperação de desastres e continuidade dos negócios estão em vigor e quais práticas de gestão de crises são acionadas se um executivo sênior é acusado de fraude ou má conduta.

4. Procedimentos: O gestor financeiro define procedimentos sobre como a equipe financeira processará e distribuirá dados financeiros, como faturas, pagamentos e relatórios, com segurança e precisão. Estes procedimentos escritos também delineiam quem é responsável por tomar decisões financeiras na empresa — e quem aprova essas decisões. As empresas não precisam começar do zero; há modelos de políticas e procedimentos disponíveis para vários tipos de organizações, como este para organizações sem fins lucrativos.

Funções da Gestão Financeira

De forma mais prática, as atividades de um gestor financeiro nas áreas acima giram em torno do planejamento e previsão e controle de despesas.

A função de Planejamento Financeiro e Análise (FP&A) inclui a emissão de demonstrativos de resultados (P&L), análise de quais linhas de produtos ou serviços têm a maior margem de lucro ou contribuem mais para a rentabilidade líquida, manutenção do orçamento e previsão do desempenho financeiro futuro da empresa e planejamento de cenários.

Gerenciar o fluxo de caixa também é fundamental. O gestor financeiro deve garantir que haja dinheiro suficiente em caixa para as operações do dia a dia, como pagar trabalhadores e comprar matérias-primas para a produção. Isso envolve supervisionar o caixa à medida que flui para dentro e fora do negócio, prática conhecida como gestão de caixa.

Junto com a gestão de caixa, a gestão financeira inclui o reconhecimento de receita, ou seja, reportar a receita da empresa de acordo com os princípios contábeis padrão. Equilibrar as taxas de giro de contas a receber é uma parte chave da conservação estratégica de caixa e gestão. Isso pode parecer simples, mas nem sempre é: em algumas empresas, os clientes podem pagar meses após receberem o serviço. Em que ponto você considera esse dinheiro como “seu” — e reporta a boa notícia aos investidores?

5 Dicas para Melhorar a Taxa de Giro das Suas Contas a Receber

  1. Fature regularmente e com precisão. Se as faturas não forem enviadas a tempo, o dinheiro não entrará a tempo.
  2. Sempre indique os termos de pagamento. Você não pode impor políticas que não comunicou aos clientes. Se fizer alterações, destaque-as.
  3. Ofereça várias formas de pagamento. Novas opções B2B estão surgindo online. Você já considerou um gateway de pagamento?
  4. Defina lembretes de acompanhamento. Não espere até que os clientes estejam em atraso para iniciar os procedimentos de cobrança. Seja proativo, mas não irritante, com lembretes.
  5. Considere oferecer descontos para pagamentos à vista e antecipados. O dinheiro (ou a ausência dele) é rei no varejo, e você pode reduzir os custos de contas a receber incentivando os clientes a pagar antecipadamente em vez de nos termos normais de crédito do cliente.

Por fim, gerenciar os controles financeiros envolve analisar como a empresa está se saindo financeiramente em comparação com seus planos e orçamentos. Métodos para fazer isso incluem análise de índices financeiros, na qual o gestor financeiro compara itens de linha nos demonstrativos financeiros da empresa.

Importância da Gestão Financeira

Uma sólida gestão financeira proporciona a base para três pilares de uma governança fiscal sólida:

  1. Estratégia Identificar o que precisa acontecer financeiramente para que a empresa alcance seus objetivos de curto e longo prazo. Os líderes precisam de insights sobre o desempenho atual para o planejamento de cenários, por exemplo.
  2. Tomada de Decisão Auxiliar os líderes empresariais a decidir a melhor forma de executar os planos, fornecendo relatórios financeiros atualizados e dados sobre KPIs relevantes.
  3. Controle Garantir que cada departamento esteja contribuindo para a visão e operando dentro do orçamento e em alinhamento com a estratégia.

Com uma gestão financeira eficaz, todos os funcionários sabem para onde a empresa está indo, e eles têm visibilidade do progresso.

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