MA-106 é uma das piores rodovias do país, segundo a CNT

Levantamento analisou 11.502 km da malha rodoviária brasileira. Segundo confederação, sanar pontos críticos deve ser prioridade

Fonte: Da redação

A Confederação Nacional dos Transportes (CNT) anunciou nesta quarta-feira (29) os rankings das 10 rodovias mais críticas e as 10 melhores do Brasil.

O levantamento, que avaliou 11.502 km da rede rodoviária nacional, considerou critérios como estado do pavimento, sinalização, visibilidade, condições do acostamento, pontes e outros fatores.

De acordo com o estudo, a rodovia mais problemática é a AM-010, que conecta Manaus a Itacoatiara, no Amazonas. a MA-106, entre Governador Nunes Freire e Alcântara é a 5ª pior do país.

Por outro lado, a melhor avaliada é a RJ-124, localizada no Rio de Janeiro, conectando Rio Bonito a São Pedro da Aldeia. A confederação enfatiza a importância de resolver essas questões críticas como um passo essencial para elevar a qualidade das estradas brasileiras.

Condições das rodovias

No Brasil, 67,5% da malha rodoviária pavimentada é considerada regular, ruim ou péssima. Para recuperar as rodovias — com ações emergenciais como reconstrução, restauração e manutenção — são necessários R$ 94,12 bilhões.

A pesquisa identificou também 2.648 pontos críticos na malha rodoviária. São eles:

  • 207 quedas de barreira;
  • 5 pontes caídas;
  • 504 erosões na pista;
  • 1.803 unidades de coleta com buracos grandes;
  • 67 pontes estreitas;
  • 62 outros tipos de pontos críticos que possam atrapalhar a fluidez da via.

Será também necessário reconstruir 628 km de rodovias onde a superfície se encontra destruída; restaurar 39.357 km de rodovias onde se identificam trincas, buracos, ondulações, remendos e afundamentos. Além disso, é preciso fazer a manutenção de 62.278 km de rodovias que foram avaliados como desgastados.

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