A Confederação Nacional dos Transportes (CNT) anunciou nesta quarta-feira (29) os rankings das 10 rodovias mais críticas e as 10 melhores do Brasil.
O levantamento, que avaliou 11.502 km da rede rodoviária nacional, considerou critérios como estado do pavimento, sinalização, visibilidade, condições do acostamento, pontes e outros fatores.
De acordo com o estudo, a rodovia mais problemática é a AM-010, que conecta Manaus a Itacoatiara, no Amazonas. a MA-106, entre Governador Nunes Freire e Alcântara é a 5ª pior do país.
Por outro lado, a melhor avaliada é a RJ-124, localizada no Rio de Janeiro, conectando Rio Bonito a São Pedro da Aldeia. A confederação enfatiza a importância de resolver essas questões críticas como um passo essencial para elevar a qualidade das estradas brasileiras.
Condições das rodovias
No Brasil, 67,5% da malha rodoviária pavimentada é considerada regular, ruim ou péssima. Para recuperar as rodovias — com ações emergenciais como reconstrução, restauração e manutenção — são necessários R$ 94,12 bilhões.
A pesquisa identificou também 2.648 pontos críticos na malha rodoviária. São eles:
- 207 quedas de barreira;
- 5 pontes caídas;
- 504 erosões na pista;
- 1.803 unidades de coleta com buracos grandes;
- 67 pontes estreitas;
- 62 outros tipos de pontos críticos que possam atrapalhar a fluidez da via.
Será também necessário reconstruir 628 km de rodovias onde a superfície se encontra destruída; restaurar 39.357 km de rodovias onde se identificam trincas, buracos, ondulações, remendos e afundamentos. Além disso, é preciso fazer a manutenção de 62.278 km de rodovias que foram avaliados como desgastados.