O projeto inovador “São Luís sob a Luz dos Tambores”, desenvolvido pelo Foto Clube Poesia do Olhar, conquistou um lugar de destaque no cenário literário brasileiro ao ser anunciado como um dos cinco finalistas do Prêmio Jabuti 2023, na categoria Eixo Inovação – Fomento à Leitura. A cerimônia de premiação será realizada na próxima terça-feira, 05, no Theatro Municipal de São Paulo.
Os membros do Foto Clube Poesia do Olhar e integrantes da coordenação do projeto, Adriano Almeida e Márcio Melo, estarão presentes representando o coletivo fotográfico no evento e na expectativa de trazer esse importante título para a literatura do Maranhão.
O livro “Tambores”, que integra o projeto, faz uma releitura fotográfica da obra “Os Tambores de São Luís” do escritor maranhense, Josué Montello e tem a participação de 19 fotoclubistas que retrataram a história em fotografias.
A publicação destaca-se não apenas pela sua abordagem singular, mas também pela capacidade de conectar literatura, fotografia e reflexão sobre questões sociais. O projeto foi iniciado pelo Poesia do Olhar em 2019, tendo como ponto de partida a rica paisagem urbana de São Luís e seu patrimônio histórico e cultural, reconhecido pela UNESCO como patrimônio da humanidade. Após pesquisas e debates internos, o clube decidiu buscar inspiração em romances históricos marcantes da literatura maranhense.
Com o apoio crucial da Casa de Cultura Josué Montello, o Foto Clube Poesia do Olhar mergulhou no universo do renomado escritor que lhe dá nome. A obra escolhida como pedra fundamental do projeto “Os Tambores de São Luís” é um romance histórico que narra a saga do povo negro no Maranhão. Os membros do fotoclube se envolveram em estudos, diálogos e debates, confrontando ideias não apenas com base no romance, mas também diante de eventos recentes que mobilizaram a opinião pública sobre questões de negritude.
O projeto foi realizado com o apoio da Casa de Cultura Josué Montello, da Família Montello, do Governo e Secretaria de Estado da Cultura do Maranhão, da Editora Origem, do Professor Reginaldo de Jesus (IFS) e contou ainda com o patrocínio do Grupo Mateus, viabilizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Estado do Maranhão.
Segundo um dos coordenadores do projeto, Adriano Almeida, o projeto “Tambores” não se limitou a criar uma obra, mas estendeu-se à doação de parte dos mil exemplares do livro para a Secretaria de Cultura do Maranhão, a Casa de Cultura Josué Montello e a Rede Estadual de Bibliotecas Públicas e Comunitárias. Além disso, uma exposição fotográfica itinerante percorreu seis locais de grande circulação, incluindo um shopping center em São Luís, espaços judiciários federais e atrativos turísticos.
“A conquista de um lugar entre os finalistas do Prêmio Jabuti 2023 é mais do que um reconhecimento, é uma validação do papel vital que iniciativas como essa desempenham no cenário literário nacional. O Jabuti, conhecido por seu prestígio, história e reputação, proporciona uma visibilidade única a obras produzidas longe dos grandes centros editoriais”, complementa o fotógrafo Adriano Almeida.
SERVIÇO
O QUE? Publicação maranhense finalista do Prêmio Jabuti 2023
Quando? Cerimônia de premiação no dia 05/12, no Theatro Municipal de São Paulo.
FINALISTAS DO EIXO INOVAÇÃO
CATEGORIA FOMENTO À LEITURA 2023
- Título: Álbum Guerreiras da Ancestralidade do Mulherio das Letras Indígenas| Responsável(eis): Evanir de Oliveira Pinheiro
- Título: Calangos Leitores| Responsável(eis): Claudine Maria Diniz Duarte
- Título: Mostra de Literatura Inclusiva| Responsável(eis): Andrey do Amaral
- Título: Projeto Ciranda do Saber| Responsável(eis): Meire Aparecida do Nascimento
- Título: São Luís sob a luz dos tambores| Responsável(eis): Foto Clube Poesia do Olhar