Veja abaixo os cinco carros novos que dispararam seus emplacamentos. A comparação é baseada nos números entre janeiro e novembro dos respectivos anos. Os dados são da Fenabrave, associação que representa as concessionárias.
5) Fiat Cronos
Sendo o sedã mais barato do Brasil, com preço inicial abaixo dos R$ 100 mil, o Cronos não é uma surpresa nessa lista. O que surpreende é que o modelo é praticamente igual desde o lançamento em 2018, não tem motor turbo como a maioria dos seus rivais, e mesmo assim registra crescimento considerável nos emplacamentos.
4) Chevrolet Onix
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_cf9d035bf26b4646b105bd958f32089d/internal_photos/bs/2023/v/r/A9HH9BSMKeTKALkne7Pg/oie-c4huxttwfibz.jpg)
Carro mais vendido do Brasil entre 2015 e 2020, o Chevrolet Onix viveu dias conturbados em 2022 com a paralisação da produção por alguns meses — algo que já havia acontecido em 2021 e até aconteceu neste ano. De todo modo, o hatch conseguiu crescer mais de 20% em um ano.
Vendas do Onix
| Janeiro a novembro de 2022 | Janeiro a novembro de 2023 | Queda |
| 75.741 | 91.204 | 20,4% |
3) Volkswagen Nivus
O Volkswagen Nivus nunca conseguiu ultrapassar seu irmão maior, o T-Cross, mas sempre teve um volume constante de vendas. Até o penúltimo mês de 2022, o SUV compacto emplacou 34.707 carros, número que salta para 46.457 neste ano, e faz de 2023 o melhor ano de vendas do modelo, mesmo ainda faltando um mês para terminar.
Vendas do Nivus
| Janeiro a novembro de 2022 | Janeiro a novembro de 2023 | Queda |
| 34.707 | 46.457 | 33,8% |
2) Honda HR-V
O ano de 2022 começou muito discreto para o Honda HR-V. Mas isso tinha um motivo: a espera pela nova geração, que veio em julho e fez os emplacamentos crescerem desde então. O sucesso foi tanto que o SUV até foi eleito o Carro do Ano 2023 da Autoesporte. Neste ano o número saltou para 43.853.
1) Volkswagen Polo

O Volkswagen Polo pouco mudou desde o lançamento da atual geração em 2017. A discreta reestilização chegou em setembro do ano passado, mas as vendas foram extremamente baixas: apenas 5.306 até o final de novembro. Em 2023 o cenário é totalmente outro e o modelo já acumula mais de 90 mil emplacamentos no período, mesmo com layoff na fábrica em junho.