PF investiga quadrilha suspeita de traficar drogas da Bolívia e do Paraguai para o Brasil

Mandados foram cumpridos no Maranhão e em outros sete estados, além do Distrito Federal.

Fonte: Com informações do Por g1 PI e PF

A Operação Transloading foi deflagrada na manhã desta terça-feira, 5, pela Polícia Federal do Piauí. O alvo é um grupo criminoso suspeito de tráfico internacional de drogas e de armas de fogo.

PF cumpriu mandados contra suspeitos de traficar drogas da Bolívia e do Paraguai para o Brasil (Foto: Divulgação/PFPI)

Conforme a PF, a quadrilha agia transportando drogas e armas do Paraguai e da Bolívia até o Nordeste do Brasil. A pedido da Polícia, a Justiça determinou o bloqueio de R$ 200 milhões de contas bancárias, além da apreensão de veículos e joias do grupo.

No Piauí, foram cumpridos 15 mandados nas cidades de Teresina, Altos e José de Freitas, municípios próximos da capital. Ao todo, foram expedidos 37 mandados de prisão preventiva e 52 mandados de busca e apreensão pela 3ª Vara Federal Criminal da Seção Judiciária do Piauí.

O cumprimento está sendo feito por 180 policiais federais para a execução das ordens judiciais nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Mato Grosso do Sul, Goiás, Pará, Maranhão, Ceará, Paraíba, Piauí e no Distrito Federal.

Durante as investigações, que foram iniciadas no final de 2022, a PF identificou um grupo de distribuidores e comerciantes de droga estabelecidos no Piauí, Maranhão e Ceará, que se valiam da estrutura de sítios e imóveis rurais para armazenar os entorpecentes trazidos da Bolívia e do Paraguai, e, posteriormente, vendê-los em Teresina, Imperatriz(MA) e Fortaleza(CE).

“Apurou-se também que parte desses investigados tem relação com as facções criminosas que atuam nestes três estados”, informou a PF.

Em seguida, a Polícia Federal concentrou a investigação no grupo logístico da associação criminosa, responsável pelo transporte da droga oriunda da fronteira por rodovias do país. Nessa fase, ainda em 2022, foram presos 10 caminhoneiros no Piauí, Tocantins, Mato Grosso do Sul, Sergipe e Paraíba, e apreendidas cerca de 3 toneladas de entorpecentes (maconha e cocaína).

Transloading

O nome da operação, “Transloading”, que se refere à transferência de mercadorias de um meio de transporte para outro a caminho de seu destino, é uma alusão à forma de tuação do grupo criminoso, que utilizava o transporte terrestre, fluvial e aéreo para concretizar a cadeia ilícita do tráfico internacional de drogas e armas de fogo.

Fechar